Documento vem após o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) manifestar diversos ataques contra a instituição.
Na manhã desta segunda feira (16/08), governadores de 13 estados mais o do Distrito Federal divulgaram uma carta em que manifestam seu apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo é os constantes ataques que a instituição judiciária do país tem recebido do poder executivo nacional, ou seja, da presidência.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), não fez parte da composição do documento, e por consequência não assinou.
“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”, parte da carta.
Assinaram a nota o governadores Renan Filho (Alagoas), Waldez Goés (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Renato Casagrande (Espírito Santo), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grand do Sul), João Doria (São Paulo) e Belivaldo Chagas (Sergipe).
“No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, trecho do documento.
Ricardo Lima / Fonte: Pedro Jordan “Jornal O Hoje”