Concurso foi realizado em todas as regiões do país onde foram avaliados 1.125 rótulos
Boas notícias para os entusiastas da cerveja em Goiás. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artezanal(Abracerva), em 2023, a COLOMBINA COLD BREW LAGER, produzida em Aparecida de Goiânia em Goiás, conquistou o título de melhor cerveja do Brasil, recebendo a cobiçada medalha de ouro “Best of Show”. A cerveja se destaca pela infusão de café em sua receita.
A sócia-fundadora e diretora-executiva da Cervejaria Colombina, Patrícia Mercês, recebeu com muita alegria a premiação. Ela conta que a participação na seletiva regional credenciou a cervejaria à disputa nacional e ressaltou o trabalho duro que envolve a produção de cerveja artesanais.
“Na etapa Centro-Oeste nós conquistamos sete medalhas, que nos credenciaram para a etapa nacional. Levamos a medalha de prata com a Gynhattan que é uma cerveja de trigo com adição de cagaita, fruta típica do Cerrado, e a maior premiação possível, a medelha de ouro com a Cold Brew Lager. Produzir cerveja é difícil, um trabalho pesado, então essas premiações trouxeram um clima mais leve para nossa fábrica, deixando todos felizes”, revela Patrícia.
A seleção da melhor cerveja envolveu um processo de seis etapas, com mais de 100 jurados percorrendo todas as regiões do Brasil. Ao todo, foram avaliados mais de 1125 rótulos, sendo que apenas 300 foram selecionados para a fase final. As 300 amostras, que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso, passaram por uma avaliação às cegas por um novo grupo de jurados na fase decisiva.
Copa do Mundo:
A medalha de ouro conquistada pela Colombina credenciou a cervejaria goiana para a disputa da World Beer Cup, a copa do mundo das cervejas, que será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, em abril de 2024. Ela afirma também que se sente realizada pela representação que a bebida faz ao povo goiano e ao Cerrado.
“O café é a cara do Brasil e levaremos algo muito especial, muito único. Quando os especialistas analisarem, acreditamos que vai ser muito valorizado. A gente sempre trabalhou muito o regionalismo e tentou mostrar o goiano de uma forma bem moderna, pois é assim que o goiano é. Trabalhamos pela valorização do cerrado, dando prioridade aos produtores locais. Ter um prêmio para representar isso tudo é muito especial”, afirmou.
Características
A cerveja, de sabor leve e caracterizada pelo aroma marcante do café, reflete a busca da família Mercês, responsável pela produção em Aparecida de Goiânia, por elevar o regionalismo. Com uma garrafa de 355 ml, o preço médio é de R$ 17,00.
A Colombina Cold Brew Lager, com 4.3% de teor alcoólico, incorpora café e fécula de mandioca em sua composição, esta última atuando como fonte de açúcar para auxiliar na fermentação e conferir leveza à bebida. A concepção dessa proposta, há aproximadamente um ano, partiu do sommelier Alberto Nascimento, enquanto a estruturação do produto ficou a cargo de Mark Von Neumann.
Às vésperas de celebrar 10 anos no mercado, a Cervejaria Colombina acumula 19 medalhas em diversos campeonatos, incluindo competições internacionais. A última conquista, segundo a cervejaria, foi especialmente significativa por destacar nacionalmente um produto de cunho regional.
Ricardo Lima / Fonte: Rafael Rodrigues – Jornal “Opção”.