Estudo da Ponto Map e V-Tracker, divulgado pelo Valor Econômico, revela que o rádio lidera o índice de credibilidade no Brasil, à frente de redes sociais, TV e mídia impressa
O rádio aparece como o meio de comunicação mais confiável do país, segundo dados da pesquisa “Credibilidade das Mídias”, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker. O levantamento, divulgado pelo jornal Valor Economico , revela que, apesar do aumento no consumo de conteúdo pelas redes sociais, os veículos tradicionais de imprensa seguem como referência de confiança entre os brasileiros.
De acordo com o estudo, o rádio lidera o índice de credibilidade, com 81% da confiança do público. O meio, que também registra 47% de frequência de acesso, aparece à frente da TV fechada (75% de credibilidade) e da mídia impressa (68%). Em contraste, as redes sociais, embora sejam as mais acessadas (74% de frequência), alcançam apenas 41% de credibilidade.
“Trata-se de um veículo com 81% de credibilidade que, mesmo assim, precisa explicar o tempo todo que continua forte e não acabou”, afirmou Juliana Paiva, gestora comercial da Rede Antena 1 e diretora da Radiodata, ao comentar e compartilhar o resultado da pesquisa. Para ela, o sucesso do rádio brasileiro pode ser explicado por características únicas. “Ele é 100% brasileiro, é local — mesmo quando é rede —, é auditado por terceiros, não ‘compra’ ouvintes, possui uma legislação que impede abusos e, além disso, é gratuito”, destacou.
Para Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, o resultado reforça o papel relevante do rádio no cenário informativo brasileiro em fala ao Valor Econômico. “Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar do país e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades. No rádio se juntam dois universos: o jornalista local, que fala dos problemas da cidade, e os grandes nomes do jornalismo nacional, que têm seu espaço reservado na grade de programação”, explica a pesquisadora.
Gráfico que mostra os resultados da pesquisa sobre credibilidade e uso / Valor Econômico.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “TudoRadio”.