“Esse é um sistema ecologicamente correto e buscamos parcerias com grandes empreendimentos para o mesmo aproveitamento racional das nossas áreas”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur. Entre outros diferenciais, chama a atenção o “Jardim Sensorial”, uma mini usina hidráulica movida pela água da chuva, que fornece energia para iluminar os postes públicos no entorno, além do piso de concreto poroso que drena a água da chuva para o lençol freático.
Um modelo de praça ecologicamente correta de Goiânia foi apresentado ao prefeito de Trindade Marden Júnior na manhã dessa sexta-feira (12/11). O secretário de Meio Ambiente do município, Roberto Badur, fez a apresentação junto do empresário da construção civil, Ilésio Inácio Ferreira, responsável pelo projeto.
Trata-se da Praça Consciente, no Setor Marista, em Goiânia. Badur busca parcerias privadas para implementar em Trindade as tecnologias ambientais iguais às aplicadas na Praça. “Esse é um sistema ecologicamente correto e buscamos parcerias com grandes empreendimentos para o mesmo aproveitamento racional das nossas áreas”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
O local possui um “Jardim Sensorial” com uma extensa pérgula sinuosa, cercada por plantas de uso doméstico como hortelã, erva cidreira, lavanda e beijo turco.
Assim como os conjuntos de bancos, os brinquedos do parquinho são de madeira e a fonte luminosa é alimentada por energia solar. Em vários pontos, se espalham lixeiras para separar resíduos orgânicos de recicláveis.
Também chama a atenção uma mini usina hidráulica movida pela água da chuva e que fornece energia para a iluminação dos postes públicos no entorno. Também é um diferencial o piso drenante, feito de concreto poroso e que devolve toda a água da chuva para o lençol freático.
O empresário Ilésio destaca que o trabalho desenvolvido pelo grupo ao qual pertence está “todo atrelado à questão socioambiental, com reconhecimento da ONU”, de modo, observa ele, “que Trindade tem muito a ganhar (com a experiência) no caso de alguma parceria futura”.
Fonte: Prefeitura de Trindade