Na agenda das comemorações pelos 101 anos de Trindade, o prefeito Marden Júnior participou, nesta segunda-feira (16/08), da abertura do quinto curso de olericultura oferecido pelo município. Até o final do ano, a expectativa é de plantio de, ao menos, 30 hortas escolares como parte desses cursos.
A iniciativa é da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento. Nos cursos de olericultura, já foram plantadas cinco hortas. Novas turmas estão sendo planejadas para os próximos meses.
Os cursos “agregam valor e beneficiam a comunidade envolvida”, diz o prefeito Marden Júnior. Além disso, ele destaca a capacidade das hortas no sentido de “levar conhecimento, saúde pública e proporcionar segurança alimentar à população vizinha”.
A turma aberta hoje vai encerrar com plantação de uma horta no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Dr. Vanilton Corrêa de Azevedo. O prefeito visitou o local junto com o presidente da Agência, Esmeraldo da Silva Filho.
Esmeraldo disse que o local foi escolhido para aumentar a visibilidade sobre as hortas produzidas durante os cursos. O CEU das Artes é administrado pela Agência Municipal de Turismo, Cultura e Eventos, cujo presidente, Warley Lopes, participou do início da nova turma.
Cumprimentando a secretária de Serviço Social, Gabriela Alves de Assis, que também esteve presente, Esmeraldo da Silva antecipou que celebrou parceria com ela para o plantio de uma horta para atender até 30 famílias trindadenses em vulnerabilidade econômica.
O vereador Maurinho de Paula, que já atuou como mobilizador na área rural, elogiou a iniciativa dos cursos de olericultura, colocando a “Câmara Municipal à disposição para o que for preciso nesse setor”. A fala foi reforçada pelo vereador Baiano do Esporte, que enfatizou “as portas abertas da prefeitura atualmente para acessar benefícios às bases dos vereadores”.
Os cursos de olericultura têm foco na agricultura orgânica para formar futuros horticultores. Eles são oferecidos gratuitamente por meio de parceria entre Agência, Sindicato dos Produtores Rurais de Trindade, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura de Goiás (Faeg).
Por se tratar de horticultura, explica o instrutor do Senar, Lucimar Andrade, os cultivos são de espécies como folhas, bulbos e tubérculos, entre outros. As técnicas têm um olhar na agricultura urbana, uma tendência que tem crescido, seja pela crise econômica, seja pela conscientização sobre o benefício dos alimentos orgânicos.
Elas são repassadas em aulas teóricas e práticas, das quais resultam as hortas. Aluno do curso, o jardineiro Wagner Teodoro estava animado com o futuro. “Essas aulas vão agregar no meu currículo, vou levar além, para meu futuro profissional”, disse.
Também prestigiaram os pais do prefeito, a primeira-dama, Dona Dorinha e Marden Aguiar, a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Trindade, Daniela Pereira Chagas, que representou a instituição, o presidente da Agência Municipal de Segurança Pública, Juliano Reis, a presidente do TrindadePrev, Maria Alves de Mendonça, e o superintendente Municipal de Agricultura e Abastecimento, Eduardo Bueno.
Ricardo Lima / Fonte: “Agência Municipal de Comunicação”