O projeto usou como critério de seleção municípios que possuem espaço turístico inovador e acessível, com estrutura tecnológica que garanta desenvolvimento sustentável do território
A capital goiana foi selecionada pelo Ministério do Turismo(MTur) junto a mais nove cidades brasileiras para se tornar um dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). O projeto usou como critério de seleção municípios que possuem espaço turístico inovador e acessível, com estrutura tecnológica que garanta desenvolvimento sustentável do território e de programas voltados para cidades inteligentes.
Goiânia obteve o segundo lugar na classificação geral. Além da capital goiana, as cidades selecionadas foram: Foz do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS).
“O desenvolvimento das inteligências artificiais e de novas ferramentas de governança transformam a maneira como o cidadão interage com a cidade. A seleção pelo Ministério do Turismo mostra que estamos no caminho certo para um futuro ainda mais promissor para a nossa capital”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
Um comunicado na quarta-feira (7/6), o MTur parabenizou os municípios contemplados e informou que as cidades passarão por diagnóstico que apontará estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os selecionados, após completarem o Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”.
“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, no comunicado.
Os municípios definirão seus cronogramas de implantação com base nas necessidades e possibilidades locais. O trabalho será desenvolvido em nove pilares, que incluem governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte, e criatividade.
Estratégia:
O Programa Nacional DTI é dividido em duas etapas. No primeiro ciclo, é realizado diagnóstico, capacitação e planejamento para conhecer a situação atual da cidade e elaborar um Plano de Transformação. Na segunda etapa, são executadas as ações do plano para que o município possa obter o Selo DTI Brasil, após passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.
Ricardo Lima / Fonte: Ícaro Gonçalves – Jornal “O HOJE”.