Na tarde de ontem quarta-feira (19), a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol de Goiás confirmou, através de audiência pública, o quinteto responsável para apitar a segunda partida da final do Campeonato Goiano de 2021.
Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida, Vila Nova e Grêmio Anápolis se enfrentam no próximo domingo (23), às 16h, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.
A novidade é que o recurso do árbitro de vídeo será utilizado pela primeira vez nesta temporada.
Confira a escala da arbitragem para o jogo Vila Nova x Grêmio Anápolis:
Árbitro: Elmo Resende
Assistentes de campo: Fabrício Vilarinho e Tiago Gomes
Quarto árbitro: Rubens Paulo dos Santos
Árbitro de vídeo: Jefferson Ferreira
Assistentes do árbitro de vídeo: Leone Carvalho e Edson Antônio
Esta será a primeira final de Campeonato Goiano comandada por Elmo Resende desde o segundo jogo entre Aparecidense e Goiás, em 2015.
O árbitro de 46 anos também foi responsável pelo primeiro jogo da decisão de 2010, entre Atlético e Santa Helena. Outra partida de destaque foi a final do segundo turno de 2000, na polêmica arbitragem da partida entre Vila Nova e Goiás.
Depois das atuações criticadas de Eduardo Tomaz e Wilton Pereira Sampaio nos encontros entre Goiás e Vila Nova pela primeira fase, Elmo ganhou maior protagonismo na fase final do Goianão 2021.
Além de apitar o segundo jogo das quartas de final entre Atlético e Goiás, que terminou em empate por 0 a 0, o experiente árbitro também foi responsável por duas partidas nas semifinais – Grêmio Anápolis 1-0 Atlético e Aparecidense 0-1 Vila Nova.
Esta será a primeira partida oficial com o recurso do árbitro de vídeo no Onésio Brasileiro Alvarenga.
O estádio já está homologado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vistoriou as estruturas da casa colorada quando o clube disputou a última Copa Verde.
Caso tivesse avançado à final do torneio, o VAR seria utilizado no jogo em Goiânia.
Contudo, o time vilanovense caiu na semifinal para o Brasiliense.
No estado de Goiás, além dos estádios públicos da capital goiana, Serra Dourada e Olímpico, o VAR também está homologado nas casas de atleticanos e esmeraldinos, os estádios Antônio Accioly e Hailé Pinheiro.
Por conta da falta de estrutura, o Jonas Duarte, em Anápolis, não pôde receber o recurso no primeiro jogo da final do Goianão 2021, fato lamentado por Cléber Gaúcho, treinador do Grêmio Anápolis.
Minha opinião:
Eu gosto da arbitragem do Elmo Resende, evoluiu bastante, também com quase 30 anos de apito tinha que melhorar, né!
Claro que todos nós estamos sujeitos a erros e ele será bastante vigiado e cobrado, nessa decisão.
No Campeonato Goiano ele foi uma das nossas referências, aos 46 anos merece apitar sua primeira final, tem uma história na arbitragem goiana.
A decisão está em boas mãos.
O VAR será uma atração a mais e é uma segurança para os times que decidem o Goianão.
Uma pena não termos, ainda, a presença das torcidas, mas tenho plena convicção que a decisão do Prefeito de Goiânia Rogério Cruz, foi acertadíssima. Pronto, falei. Ass: Ricardo Lima.
Ricardo Lima / Fonte: Arthur Barcelos “Rádio Sagres”