O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 busca admitir 15 mil cuidadores estrangeiros como cidadãos canadenses nos próximos dois anos.
O Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) anunciou um programa que busca apoiar os cuidadores estrangeiros, concedendo residência permanente aos que cumprirem certos requisitos.
O Plano de Níveis de Imigração 2024-2026 busca admitir 15 mil cuidadores estrangeiros como cidadãos canadenses nos próximos dois anos. O país encontrou, em estrangeiros, a solução para o cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência.
De acordo com o órgão, “os cuidadores estrangeiros são inestimáveis para as famílias canadenses”. O departamento também ressaltou que os novos programas “proporcionarão aos trabalhadores de atendimento domiciliar residência permanente ao chegarem ao Canadá”.
O comunicado emitido pelo IRCC afirma que estrangeiros “poderão trabalhar para organizações que forneçam cuidados temporários ou a tempo parcial a pessoas semi-independentes ou que estão se recuperando de uma lesão ou doença”.
No comunicado publicado na página web oficial, o órgão afirmou que “os cuidadores estrangeiros são inestimáveis para as famílias canadenses” e ressaltou que os novos programas “proporcionarão aos trabalhadores de atendimento domiciliar residência permanente ao chegarem ao Canadá”.
O programa que concederá facilidades aos cidadãos estrangeiros surgiu em substituição ao “Programa Piloto de Provedores de Cuidado Infantil em Casa” e ao “Programa Piloto de Trabalhadores de Apoio Domiciliar”.
De acordo com as informações recolhidas pelo órgão, em junho de 2014 o Programa de Cuidadores Internos contabilizava 60.000 trabalhadores, dos quais hoje em dia resta menos de um por cento. Outro dado importante mencionado pelo órgão é que, até 30 de abril de 2024, quase 5.700 cuidadores e seus familiares conseguiram o status de residentes permanentes desde o lançamento dos programas anteriores em 2019.
Requisitos
Para se candidatar, a pessoa deve cumprir alguns requisitos. São eles:
- Alcançar um nível mínimo de 4 conforme os Canadian Language Benchmarks (CLB), escala de profeciência linguística. O inglês e o francês são as línguas oficiais do Canadá.
- Ter o equivalente a um diploma de ensino médio canadense
- Possuir experiência de trabalho recente e relevante
- Receber uma oferta para um trabalho de atendimento domiciliar em tempo integral
Ricardo Lima / Fonte: Luan Monteiro – Jornal “Opção”.