Ainda continua proibido fumar em locais públicos como escolas, creches, parques infantis, centros esportivos públicos e calçadões entre os horários das 7h e 20h
Após meses de debate, o Parlamento da Alemanha aprovou, por 407 a 226, o projeto de lei que legaliza a cannabis no país. A partir de abril, alemães com 18 anos ou mais poderão portar até 25 gramas de maconha, cultivar três plantas e guardar até 50 gramas da erva dentro de casa.
Ainda continua proibído fumar em locais públicos como escolas, creches, parques infantis, centros esportivos públicos e calçadões entre os horários das 7h e 20h.
“Clubes da maconha”
Somente associações sem fins lucrativos para o consumo de cannabis, com no máximo 500 membros, poderão vender a erva para os associados.
Anistia para processos envolvendo posse de maconha
Cerca de 100 mil processos serão anistiados, perdoando pela justiça casos envolvendo a posse de maconha.
Críticas e defesas da legalização
Alguns críticos do projeto argumentam que grande parte dos alemães ainda comprará a substância ilegalmente e que a cannabis pode afetar o desenvolvimento do cérebro em pessoas menores de 25 anos.
Já os defensores da legalização afirmam que a proibição não funcionava, pois o número de usuários de maconha dobrou nos últimos 10 anos, e que países como Suíça, Holanda e Bélgica tiveram bons resultados com a flexibilização.
O futuro da cannabis na Alemanha
A legalização da cannabis na Alemanha é um marco histórico e abre caminho para um novo mercado legal da erva no país. O governo alemão espera que a medida gere bilhões de euros em impostos e reduza o crime organizado.
Ainda é cedo para saber como a nova lei vai funcionar na prática, mas a legalização da cannabis na Alemanha é um passo importante para o debate sobre a política de drogas no mundo.
Ricardo Lima / Fonte: Cecília Epifânio – Jornal “O Hoje”.