Duelo goiano termina com vitória por 2 a 0 do Vila, que não perde para o maior rival há dez jogos e pula para 6º. Goiás é vice-líder
Em um clássico eletrizante no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), o Vila Nova venceu o Goiás por 2 a 0 na noite deste sábado (16), pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol relâmpago de Elias aos 35 segundos do 1º tempo e outro de João Vieira de pênalti, aos 34 minutos do 2º tempo, o Tigre reafirmou sua força no confronto regional e voltou a sonhar com o acesso à elite do futebol brasileiro.
A vitória colorada manteve o incômodo jejum esmeraldino no clássico goiano: já são 10 partidas sem vitória do Goiás sobre o rival. A última vez que o Goiás Esporte Clube saiu vencedor em um clássico, foi no Campeonato Goiano de 2023. De lá para cá, foram seis vitórias do Vila Nova e quatro empates. O resultado também teve impacto direto na tabela. Com os três pontos, o Vila Nova chegou aos 33 e assumiu provisoriamente a 6ª colocação e está a apenas um ponto do G-4. Já o Goiás, que liderava a Série B, caiu para a segunda posição, ultrapassado pelo Coritiba.
Gol aos 34 segundos muda o rumo da partida
A partida mal havia começado quando o Vila Nova abriu o placar. Com apenas 34 segundos de jogo, Elias aproveitou um vacilo na defesa esmeraldina e, com precisão, estufou as redes de Tadeu, colocando fogo no clássico logo de cara. O Goiás sentiu o golpe e demorou a reagir.
Apesar de ter mais posse de bola ao longo da primeira etapa, o time alviverde encontrou dificuldades para furar a compacta defesa do Vila, que apostava nos contra-ataques.
No segundo tempo, o Colorado veio com uma proposta mais defensiva para segurar o resultado. O Goiás conseguiu impor pressão, mas não suficiente para superar o goleiro Halls, um dos destaques do jogo com defesas difíceis e arrojadas . No final do jogo, Vinicius Paiva sofreu falta dentro da grande área, João Vieira cobrou o pênalti e marcou o segundo gol do Tigrão.
Tabu coninua
A vitória colorada aumentou a invencibilidade diante do maior rival. O Goiás não vence o Vila Nova desde janeiro de 2023. De lá para cá, já são dez clássicos sem derrota para o Tigre: seis vitórias e quatro empates.
Outro tabu mantido é o da Série B. O Vila Nova não perde para o Goiás na competição desde 2011. No recorte entre 2016 e 2025, são 12 confrontos, com oito triunfos colorados e quatro empates.
Ficha Técnica – Vila Nova 2 x 0 Goiás
Competição: Campeonato Brasileiro – Série B 2025
Rodada: 22ª
Data: 16 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), Goiânia (GO)
Vila Nova 2 x 0 Goiás
Gols: Elias aos 34 segundos do primeiro tempo. João Vieira aos 34 minutos do segundo tempo (pênalti).
Arbitragem:
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS). VAR: Márcio Henrique de Gois (SP).
Cartões Amarelos:
Vila Nova: Maurício Kozlinski, André Luís, Guilherme Parede, Júnior Todinho, Nathan Melo, Vinícius Paiva
Goiás: Wellington Rato, Anselmo Ramon, Moraes
Público e Renda:
Público: 9.960 torcedores
Renda: R$ 256.025,00
Escalações:
Vila Nova – Técnico: Paulo Turra
Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Weverton, Willian Formiga; João Vieira(Jean Mota), Ralf, Dodô(Mitcov); Guilherme Parede(Pedro Romano), André Luís(Bruno Mendes), Júnior Todinho(Vinicius Paiva).
Goiás – Técnico: Vagner Mancini
Tadeu; Diego Caíto(Esli Garcia), Messias, Titi, Willean Lepo; Lucas Ribeiro(Wellington Mendes), Rafael Gava(Artur Caike), Moraes; Jajá(Benitez), Anselmo Ramon, Wellington Rato(Gonzalo Freitas).
Próximos jogos – Vila Nova:
23ª rodada: Botafogo-SP x Vila Nova. Segunda-feira às 19h, 25/08, Estádio Santa Cruz.
24ª rodada: Chapecoense x Vila Nova. Segunda-feira às 19h, 01/09, Arena Condá.
Próximos jogos – Goiás:
23ª rodada: Goiás x América-MG – Sábado às 18h, 23/08, Estádio da Hailé Pinheiro.
24ª rodada: Goiás x Botafogo-SP – Sábado às 18h, 30/08, Estádio da Hailé Pinheiro.
Ricardo Lima