O Vila Nova começou o Campeonato Goiano de 2026 com o pé direito. Na tarde deste sábado (10/01), o Colorado visitou a Abecat no Estádio Luiz Benedito, em Ouvidor, e venceu pelo placar de 2 a 1, garantindo seus primeiros três pontos na competição estadual. Dellatorre e Janderson marcaram os gols do Tigrão, enquanto Alan Bald descontou para a equipe do interior, que terminou a partida com dois jogadores expulsos.
Com o resultado positivo, o Vila Nova manteve uma sequência favorável em estreias no Goianão. O clube chegou ao sexto ano consecutivo vencendo na primeira rodada do estadual. Desde 2021, o Tigrão superou Jaraguá (2021), Goiatuba (2022), Goiânia (2023), Goiatuba (2024), Aparecidense (2025) e, agora, a Abecat (2026).
O Vila Nova volta a campo na próxima quarta-feira (14/01), quando enfrenta a Anapolina, às 20h40, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. Já a Abecat buscará recuperação na quinta-feira (15/01), fora de casa, diante do Inhumas, às 18h30, no Estádio Zico Brandão.
O jogo:
Abecat e Vila Nova fizeram um primeiro tempo movimentado, com boas oportunidades para ambos os lados. Os donos da casa começaram melhor e chegaram com perigo nos minutos iniciais, mas não conseguiram transformar o volume de jogo em gol.
Aos 15 minutos, o Vila Nova abriu o placar. Após inversão de jogo, André Luís cruzou de primeira e encontrou Dellatorre bem posicionado dentro da área, que finalizou para o fundo das redes e colocou o Tigrão em vantagem.
A Abecat respondeu pouco depois em cobrança de falta de Matheuzinho, defendida por Airton. No entanto, aos 21 minutos, o Vila ampliou. João Vieira avançou pelo lado direito e cruzou na pequena área para Janderson, que apareceu livre para empurrar para o gol e fazer o segundo do Colorado. Ainda no primeiro tempo, Lucas Silva quase marcou o terceiro em finalização que passou raspando o travessão.
Na volta do intervalo, a Abecat teve uma grande chance de diminuir logo nos primeiros minutos. Emerson Machado saiu cara a cara com Airton, mas finalizou em cima do goleiro colorado. Na sequência, após cruzamento da direita, Alan Bald não conseguiu concluir, e a bola acabou desviando em seu joelho antes de sair.
Aos sete minutos do segundo tempo, após revisão do VAR, o árbitro expulsou Emerson Machado por uma cotovelada em um defensor do Vila Nova. Mesmo com um jogador a menos, a Abecat seguiu pressionando e foi recompensada aos 20 minutos. Após chute da intermediária que acertou o travessão, Alan Bald aproveitou o rebote e marcou o gol da equipe da casa.
A situação da Abecat se complicou ainda mais aos 30 minutos, quando Matheuzinho recebeu cartão vermelho após carrinho em Marquinhos Gabriel. Com dois jogadores a mais, o Vila Nova passou a administrar o resultado e ainda criou uma grande chance para ampliar, em finalização colocada de Elias, defendida pelo goleiro adversário.
Com controle da partida nos minutos finais, o Vila Nova confirmou a vitória por 2 a 1 e iniciou o Campeonato Goiano 2026 de forma positiva, somando três pontos fora de casa.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Mais Goiás”.
