É hoje! Vila Nova e Grêmio Anápolis decidem final do Campeonato Goiano às 16h no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, casa do Tigrão, que chega a final com a melhor campanha.
Finalista do Goianão pela primeira vez, a Raposa tenta fazer história e entrar para o seleto grupo de campeões do interior, que conta com apenas quatro equipes: Anápolis (1965), Crac (1967 e 2004), Goiatuba (1992) e Itumbiara (2008).
Conhecido por priorizar as negociações dos jovens jogadores para o exterior, o Grêmio Anápolis, que é comandado por um empresário português, deseja entrar também para a vitrine que um título estadual representa.
Para o Grêmio Anápolis, só de chegar na final, o sentimento é de que o time também ganha mais respeito no cenário regional.
Já o Vila Nova, após quatro anos retorna para a final do Campeonato.
Diferente de 2017, quando o tigre perdeu o título para o maior rival, Goiás, agora o clube espera vencer e encerrar de vez o jejum que já dura 15 temporadas.
A última vez que o Vila Nova conquistou o título de Campeão Goiano foi em 2005.
Se ficar com a taça, o Colorado chega ao seu 16º título no total e volta a se isolar como segundo maior campeão local.
O Grêmio Anápolis aposta na força do entrosamento entre Ronald e Lucão no ataque e na bola aérea para tentar se impor diante do Vila.
O técnico Cléber Gaúcho tem duas dúvidas: André ou Gabriel, Vidal no meio-campo e Matheus Martins ou Neto completando o trio de frente.
Igor Milioransa está lesionado, Luizão, Matheus Porto e Jair pertencem ao Vila Nova e não podem jogar por força de contrato, estes estão fora. Já Danrlei e Ronald, estão pendurados.
O Tigrão tem praticamente força máxima para buscar o título.
O único desfalque no time titular é o zagueiro Walisson Maia, que recebeu cartão vermelho na vitória sobre a Aparecidense, na semifinal.
Saimon, que retorna de suspensão, assume a vaga e forma dupla com Rafael Donato.
Jogadores emprestados
Na primeira partida houve empate por 1 x 1 e agora, quem vencer conquista o título estadual.
O Grêmio Anápolis abriu mão de utilizar os jogadores emprestados pelo Vila Nova.
Caso isso ocorrese a Raposa teria que desembolsar R$ 50 mil reais, por atleta.
Portanto, as duas diretorias conversaram, e o que ficou acordado é que em caso de utilização dos jogadores, haverá um desconto no valor original da multa.
A diretoria da Raposa ainda não confirmou se utilizará ou não esses atletas.
Os jogadores emprestados são, o zagueiro Luizão, o lateral Igor, o meia Jair e o atacante Matheus Porto.
Um ponto importante, é que não há custo, se os jogadores ficarem apenas no banco de reserva.
A multa será cobrada só se eles entrarem em campo.
Além disso, valor com desconto oferecido pela diretoria do Vila Nova, não será divulgado.
Assim como, caso sejam utilizados, a Raposa tem até 24 horas após a partida, pra fazer o pagamento.
Minha opinião:
O Vila Nova chega um pouco melhor para essa decisão e o fator campo é favorável ao Tigrão que busca esse título há 15 anos, tá certo que não teremos a presença de público, mas a energia do Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga pesa muito nesse momento de decisão.
Independente de quem seja o campeão, pra mim o grande vencedor é sem dúvida o Grêmio Anápolis, começou a competição, pensando em permanecer na elite do futebol goiano e também em vender jogadores para o futebol europeu. Ganhou muito mais que isso. Conquistou respeito.
Aos poucos foi conquistando objetivos e hoje está na final, superando os tradicionais Goiás Esporte Clube e Atlético Goianiense, já é um feito histórico para o Grêmio Anápolis.
Como não gosto de ficar em cima do muro, o Vila Nova será o Campeão Goiano de 2021. Pronto, falei, Ass: Ricardo Lima
Ricardo Lima / Fonte: Leonardo Calazenço “Diário da Manhã”.