O Vila Nova enfrenta o Fluminense pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Serra Dourada, nesta quarta-feira (11), às 21h30. A princípio o time colorado precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis, já que perdeu o primeiro jogo por 3×2 no Maracanã. No entanto, caso o Vila Nova vença por dois ou mais gols, se classifica para a próxima fase de forma direta. Dessa forma, o Fluminense joga pelo empate para se classificar.
Vila Nova:
O Vila Nova encerra sua preparação com um treino no Serra Dourada, na tarde desta terça-feira (10). Apesar de quebrar um jejum de nove jogos sem vencer, o técnico Higo Magalhães promove pelo menos uma alteração na equipe que bateu o Náutico por dois a zero. Daniel Amorim defendeu o Tomense na Copa do Brasil deste ano. Portanto, o atacante não pode jogar pelo Vila Nova. Ainda assim, o lateral Alex Silva sentiu um desconforto muscular e não treinou na última segunda-feira (09).
Assim Higo Magalhães mantém dúvida no ataque entre Rubens e Diego Tavares. Agora caso Alex Silva não reúna condições de atuar, Moacir deve ser a novidade. Além disso, Willian Formiga vem treinando, recuperado de lesão e pode reconquistar a titularidade na lateral-esquerda. Então um provável Vila Nova para enfrentar o Fluminense deve ser o seguinte: Georgemy; Alex Silva (Moacir), Rafael Donato, Renato e Bruno Collaço (Willian Formiga); Ralf, Arthur Rezende e Matheuzinho; Victor Andrade, Rubens (Diego Tavares) e Pablo Dyego.
Fluminense:
O Tricolor carioca enfrentará o Vila Nova na terceira partida sob o comando de Fernando Diniz. Logo após a confirmação da saída de Abel Braga, a diretoria do Fluminense confirmou a volta de Fernando Diniz, que em 2019 já tinha trabalhado no clube. Até agora o novo comandante está invicto, com uma vitória pela Sul-Americana por 2×1 contra o Júnior Barranquilha e empate por 1×1 com o Palmeiras pela Série A. Assim, caso se mantenha invicto contra o Vila Nova, Fernando Diniz conseguirá classificar o Tricolor para a 4ª fase da Copa do Brasil.
Por fim, Fernando Diniz não conta com o meia Paulo Henrique Ganso e o volante Felipe Melo, ambos lesionados. Dessa forma, o Fluminense deve ir à campo contra o Vila Nova, assim: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Pineida; André, Yago Felipe, Nathan e Nonato; Luiz Henrique e Cano.
Sem VAR, Vila Nova e Fluminense terá arbirtragem Fifa no Serra Dourada:
O árbitro Fifa Anderson Daronco foi o escolhido para apitar o jogo entre Vila Nova e Fluminense pela volta da Copa do Brasil, no Serra Dourada, nesta quarta-feira (11/5). Inclusive, o trio de arbitragem será todo gaúcho, com os assistentes Rafael da Silva Alves (Fifa) e Michael Stanislau. O goiano Eduardo Tomaz vai atuar como 4º árbitro neste confronto que não terá árbitro de vídeo (VAR).
A não utilização da tecnologia na 3ª fase da Copa do Brasil gerou polêmica em várias partidas, inclusive no jogo de ida no Maracanã, quando o então árbitro Rodolpho Toski marcou um pênalti a favor do Fluminense. Na ocasião, o Tigrão vencia por 2×0 e terminou derrotado de virada por 3×2. Com isso, o presidente colorado Hugo Jorge Bravo solicitou o VAR para a partida desta quarta-feira (11), mas não foi atendido.
Anderson Daronco:
O árbitro gaúcho é um dos principais profissionais brasileiros da área e compõe a relação de arbitragem da Fifa desde 2015. Daronco tem atuações por Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Campeonato Gaúcho, Copa do Nordeste, Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo.
A equipe colorada já teve jogos apitados por ele, o úlitmo foi em 2021 contra o Ituano pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Por outro lado, a última partida com a atuação de Anderson Daronco aconteceu nesse domingo (8/5) em Flamengo 0x1 Botafogo, no Mané Garrincha, pela 5ª rodada da Série A.
No mês de março deste ano, a Federação Peruana de Futebol o denunciou para a Fifa pedindo punições para o brasileiro. O motivo da ação se deu pelo o que aconteceu na partida entre Peru 0x1 Uruguai, nas Eliminatórias para o mundial do Qatar. No segundo tempo, o houve dúvida se a bola entrou ou não por inteiro no gol defendido por Muslera, seria o gol dos peruanos. A arbitragem disse que não entrou. Segundo a Conmebol, o erro não aconteceu.
Ricardo Lima / Fonte: Paulo Massad e Mariana Tolentino/Sagres