Por Ricardo Lima
A noite deste sábado (13) foi mais uma daquelas em que o torcedor colorado deixou o OBA com a sensação de que dava para ter saído com a vitória. Pela 26ª rodada da Série B, o Vila Nova empatou em 1 a 1 com o Remo, resultado que se repete dentro de casa e complica a caminhada do Tigrão rumo ao tão sonhado acesso.
O filme já é conhecido: domínio, boas chances criadas, mas falhas decisivas. Gabriel Poveda marcou para o Vila, logo no início do segundo tempo, mas um gol contra de Júnior Todinho, aos 37 minutos da etapa final, garantiu o empate aos paraenses.
Com o resultado, o Vila Nova estaciona na nona colocação, com 36 pontos, agora a cinco da Chapecoense, que fecha o G-4. Para manter vivas as chances de acesso, o Colorado precisará pontuar fora de casa na próxima rodada, quando enfrenta o Athletico-PR, no domingo (21), em Curitiba.
Logo nos primeiros segundos, a partida já teve emoção. Marcelo Rangel falhou na saída de bola e Gabriel Poveda quase aproveitou o erro para abrir o placar. O lance terminou com impedimento, mas serviu para mostrar a proposta agressiva do Vila.
Paulo Turra escalou a equipe em um 3-5-2 bem encaixado. Pedro Romano, improvisado na zaga, deu sustentação defensiva e permitiu que Elias se tornasse um escape pelo lado direito. A estratégia funcionou na primeira etapa, com o Vila Nova dominante, foram sete finalizações contra apenas uma do Remo.
Mas o velho problema apareceu. Faltou capricho e eficiência nas conclusões. O adversário, até então acuado, cresceu no jogo a partir dos 25 minutos. João Pedro teve a melhor chance dos visitantes, mas Halls fez defesa espetacular e manteve o zero no placar até o intervalo.
No segundo tempo, o Vila voltou com a mesma intensidade e foi recompensado. Aos 11 minutos, após bate-rebate na área, Gabriel Poveda mostrou faro de gol e bateu firme no canto, abrindo o placar. Foi o quinto dele na Série B e o primeiro sob o comando de Turra.
Com a vantagem, o Colorado teve a chance de matar o jogo. Aos 33, Júnior Todinho desperdiçou oportunidade clara após boa jogada coletiva. E o castigo veio pouco depois. Em bola parada, Pedro Rocha cruzou na área e Todinho, ao tentar afastar, cabeceou contra o próprio patrimônio. Um lance infeliz que custou dois pontos ao Vila.
Nos minutos finais, o Vila ainda tentou o abafa. Elias balançou as redes já nos acréscimos, mas o árbitro anulou o lance por impedimento de André Luís. Fim de jogo no OBA com um gosto amargo para os goianos.
Apesar do bom desempenho coletivo e da superioridade estatística, o Vila Nova deixa escapar mais dois pontos em casa. A luta pelo acesso segue viva, mas o time sabe que tropeços como esse custam caro em uma Série B cada vez mais equilibrada.
Próximo jogo: Fora de casa, contra o Athletico-PR, no domingo (21).
FICHA TÉCNICA:
Vila Nova 1 x 1 Remo
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), Goiânia-GO
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Vila Nova: Halls; Pedro Romano, Tiago Pagnussat, Weverton e Higor (Jean Mota); Igor Henrique (Nathan Melo), João Vieira e Dodô (Júnior Todinho); Elias, Gabriel Poveda (André Luís) e Guilherme Parede (Bruno Xavier). Técnico: Paulo Turra.
Remo: Marcelo Rangel; Nathan Santos (Régis), Klaus, Reynaldo e Sávio; Luan Martins (Nathan Camargo), Jaderson (Giovanni Pavani) e Diego Hernandez (Nathan); Nico Ferreira (Marrony), Pedro Rocha e João Pedro. Técnico: António Oliveira.
Blog Ricardo Lima – Informação com credibilidade