Há 50 anos no dia 09 de abril de 1975, era inaugurada em Trindade a Escola Infantil Pinguinho de Gente. O sonho da pedagoga Dagmar Reis Barros (Tia Daguinha), começava a virar realidade. O objetivo inicial era educar crianças de 03, 04 e 05 anos.
Com uma metodologia moderna e eficaz, aos poucos o “Pinguinho de Gente”, conquistava pais e alunos que enxergavam na escola um meio de proporcionar uma educação de alto nível e que já competia com escolas tradicionais no Estado de Goiás. A escola com poucos anos era uma realidade na educação trindadense e os pais já tinham a consciência que o futuro dos seus filhos estava baseado em uma boa educação escolar e o “Pinguinho de Gente” tinha todos os requisitos para a formação de grandes homens e grandes mulheres.
Os conceitos básicos para se formar um grande aluno, sempre foram objetivos primordiais da Pedagoga Dagmar Reis Barros e ela nunca abriu mão de formar alunos com: Determinação, educação, respeito aos mais velhos, disciplina e que tenham compromisso com a formação de um mundo melhor.
O desejo de expandir toda a gama de conhecimento que a Escola Infantil Pinguinho de Gente, adquiriu ao educar as criancinhas de 03,04 e 05 anos, fez com que toda essa energia fosse transferida, também, para o Ensino Fundamental. Assim foi feito a Escola Pinguinho de Gente(EPG), começou a preparar a juventude de Trindade para objetivos maiores, orientando sobre qual caminho a seguir no futuro.
Em maio de 2012, a “Tia Daguinha”, fundadora do “Pinguinho de Gente” nos deixou, mas o legado de continuar educando o cidadão trindadense continuou. O sonho de ver o ‘Pinguinho de Gente” como referência de ensino infantil e fundamental em Trindade, ficou sob a responsabilidade dos filhos Renato Reis Barros, Rodrigo Reis Barros e da nora Rafaela Machado Margarida Barros que continuam administrando a “EPG”, com o mesmo direcionamento com que foi criado em abril de 1975. “Educando seu filho, para um futuro melhor”.
Para a “Tia Daguinha” que lá de cima observa tudo que acontece na “EPG” com certeza ela se alegra e pensa “Missão dada, missão cumprida”.
“Tia Daguinha”, você plantou a semente do “Pinguinho” em milhares de alunos que por esta escola passaram e nestes 50 anos, quantos homens e mulheres que hoje são referência em Goiás, no Brasil e no mundo tem orgulho de falar que tudo teve um começo e esse começo foi na mais tradicional instituição de ensino da cidade de Trindade Escola Pinguinho de Gente “EPG”.
Hoje, pela manhã, estivemos nesta comemoração, onde a interatividade entre alunos, professores e funcionários se transformou em um misto de alegria e satisfação. Percebia-se nitidamente que fazer parte da família “PINGUINHO DE GENTE” é motivo de orgulho para quem pensa que a EDUCAÇÃO é a base de uma grande formação.
Eu como pai e avô, tenho orgulho de falar que as minhas 3 filhas, estudaram no “PINGUINHO DE GENTE” e as 3 tiveram uma excelente formação e formaram em Direito, Enfermagem e Veterinária, tenho 4 netos e 3 já estão estudando no “Pinguinho” a quarta neta, ainda não tem idade, mas em 2026, vai estar com certeza, vestindo o uniforme vermelho e branco com a logo marca do “Pinguinho”.
ESCOLA PINGUINHO DE GENTE, uma referência na educação de Trindade, parabéns pelos 50 anos.
Ricardo Lima