Lutas por vagas nas competições continentais e contra o rebaixamento colocaram fogo nas partidas, com direito a reviravoltas ‘improváveis’
O título e os primeiros lugares do Brasileirão já estavam definidos por antecedência, mas a última rodada da competição, disputada neste domingo (7/12), teve emoção até os últimos segundos na busca por vagas nas Copas Libertadores e Sul-Americana mas, principalmente, na luta contra a degola.
Com Flamengo campeão, Palmeiras vice, o Cruzeiro em terceiro lugar e o Mirassol em quarto, o campeonato ainda estava em aberto nas outras partes da tabela. E, à medida que os gols iam saindo na rodada, foram várias as alterações nas principais posições ainda em jogo.
Na luta pela quinta colocação, que representa a última vaga direta na Copa Libertadores 2026, o Fluminense acabou levando a melhor na ‘disputa direta’ com o arquirrival Botafogo.
Ao vencer o Bahia por 2×0, no Maracanã, com gols de Ganso e Thiago Silva, o Fluminense terminou a competição com 64 pontos, um a frente do Botafogo, que venceu o Fortaleza, no Nilton Santos (gols de Álvaro Montoro, Arthur Cabral, Marçal e Mateo Ponte), mas terá que disputar a ‘fase prévia’ da competição continental, assim como o Bahia.
Este quadro só mudará para o Botafogo caso Cruzeiro ou Fluminense fiquem com o título da Copa do Brasil. Neste caso, o quinto colocado do Brasileirão também teria vaga direta na Libertadores.
A disputa pelas seis vagas na Copa Sul-Americana também teve emoção. E com direito a conquista de time que havia iniciado a rodada ainda ameaçado de rebaixamento, o Santos, que cravou seu lugar ao vencer o Cruzeiro por 3 a 0 na Vila Belmiro.
As outras vagas na competição ficaram com São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético e Corinthians. Destes, apenas os gaúchos e o Galo venceram na última rodada – e por goleada (4×0 sobre Sport e 5×0 sobre o Vasco, respectivamente).
O detalhe é que o Vasco, que terminou o Brasileiro em 14º lugar, com 44 pontos, também estará em uma competição continental. Se vencer a Copa do Brasil, vai direto para a Libertadores. Caso não conquiste o título, como a taça ficará com Corinthians, Cruzeiro ou Fluminense, todos à sua frente na classificação do Nacional, o clube cruzmaltino irá para a disputa da Sul-Amerícana
Mas as maiores emoções estiveram mesmo reservadas à disputa contra a ingrata definição das outras duas equipes que disputariam a Série B na próxima temporada (Sport e Juventude já estavam rebaixados).
Antes da rodada começar, os dois mais ameaçados eram Internacional e Vitória, que não dependiam apenas de suas forças. Além de terem que vencer seus compromissos, ainda precisavam de contar com tropeços de adversários que estavam à sua frente na tabela de classificação, como Ceará, Fortaleza e Santos.
E o que era visto como ‘improvável’ por muitos, aconteceu. Mas, com direito a várias alternâncias no decorrer do processo. Confira abaixo:
*Inter abre placar sobre o Bragantino – Fortaleza e Vitória caindo
*Fortaleza abre placar sobre o Botafogo – Inter e Vitória caindo
* Palmeiras vira sobre o Ceará – Ceará e Vitória caindo
* Vitória abre placar sobre o São Paulo – Ceará e Inter caindo
Na reta final da rodada, Inter e Fortaleza chegaram a estar empatados em praticamente tudo na luta contra a degola: pontos, número de vitórias, saldo de gols e até gols marcados. A definição sairia no ‘confronto direto’. Entretanto, nem foi necessário.
Com dois gols na reta final da partida, o Botafogo jogou a ‘pá de cal’ nas chances do Fortaleza, que ‘morreu abraçado’ com o conterrâneo Ceará.
E, para a torcida do Vozão, ficou o gosto ainda mais amargo. Afinal, a equipe não havia entrado em nenhuma rodada na zona da degola, chegou a estar na zona de classificação à Sul-Americana ao abrir o placar diante do Palmeiras, mas acabou levando a virada fatal depois.
Veja, os sete clubes que irão à Copa Libertadores via Brasileirão.
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia disputarão o torneio continental. Os cinco primeiros conquistaram vaga direta na fase de grupos do torneio. O Bahia terá que jogar a fase preliminar.
A situação do Botafogo depende da Copa do Brasil. Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco estão na semifinal do torneio.
Caso a Raposa ou o Tricolor vençam o torneio, mais um time do Campeonato Brasileiro irá à Libertadores. Nessa caso, a vaga é do São Paulo, oitavo colocado, que se garantirá na fase preliminar junto ao Bahia. Assim, o Botafogo vai para a fase de grupos.
As semifinais da Copa do Brasil serão nos dias 10 e 14 de dezembro. A grande final está marcada para o dia 21 de dezembro.
Times brasileiros classificados para a Copa Sul-Americana 2026
- São Paulo
- Grêmio
- RB Bragantino
- Atlético
- Santos
- Corinthians
Veja os quatro últimos colocados do Brasileirão:
Ceará: 43 pontos
Fortaleza: 43 pontos
Juventude: 34 pontos
Sport: 17 pontos
Ricardo Lima / Fonte: Redação “O Tempo Sports e Itatiaia”
