Secretários municipais e reitor do Santuário Basílica se reúnem em Brasília para organizar a logística do transporte da Polônia
Representantes da Prefeitura de Trindade e do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno estiveram em Brasília quarta-feira passada (19/02) para discutir a logística de transporte do sino Vox Patris, que está sendo trazido da Polônia para a cidade. O secretário municipal de Governo e interino de Segurança Pública, Tenente Juliano Reis, e o secretário de Relações Institucionais, Ucleide Ferruja, acompanhados do reitor do Santuário Basílica, Padre Marco Aurélio Martins da Silva, realizaram duas reuniões importantes na capital federal.
A primeira reunião ocorreu com o secretário executivo adjunto do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa, Renato Andrade. Na ocasião, ficou acertado que uma nova reunião será realizada na próxima semana, no Porto de Santos, para tratar da logística do transporte do sino.
A segunda reunião aconteceu no Palácio do Planalto, com o chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Relações Institucionais do Ministério de Relações Institucionais (MRI), Sérgio Alberto Dias da Silva. O encontro teve como objetivo discutir a chegada do sino, a logística com a Receita Federal e a organização de uma parada em Brasília, antes da sua chegada em Trindade.
“Estamos trabalhando em conjunto com o Governo Federal e com as autoridades de segurança pública para garantir que o transporte do sino Vox Patris seja realizado da forma mais segura e eficiente possível”, afirmou o Tenente Juliano Reis. “O sino é um símbolo importante para a nossa cidade e para a fé do nosso povo, e estamos empenhados em recebê-lo com toda a honra que ele merece.”
O secretário também destacou o apoio do prefeito Marden à iniciativa. “O prefeito Marden tem nos dado todo o suporte para que possamos trazer o sino Vox Patris para Trindade e garantir que a sua chegada seja um momento histórico para a nossa cidade.”

Participaram da reunião a secretária executiva de Planejamento, Fabiana Machado, a coordenadora de Projetos e Convênios, Geizi Souza, e o publicitário Oz Eneas, da Agência ÓZ Creative Hub.
O Sino:
O Vox Patris começou a ser fabricado em 2018, já está pronto e é composto por 78% de cobre e 22% de estanho, possui imagens fundidas em sua superfície externa que retratam a história da Santíssima Trindade, desde 1840 até a construção do novo santuário. Ele e os demais sinos menores, que fazem parte do conjunto, serão instalados em uma torre de sinos de 100 metros de altura.
O ponto exato será ao lado do novo santuário. Ao todo, segundo a Afipe, serão 73 sinos no total: 68 menores em carrilhão, outros quatro medianos, também vindos da Polônia, além do Vox Patris. A nova basílica, cuja previsão inicial de conclusão era 2022, ainda está em construção. O projeto prevê que ela seja a segunda maior do país e a terceira maior do mundo, com uma área construída total de 145 mil metros quadrados. O templo terá capacidade para 8 mil pessoas sentadas.
Ricardo Lima / Fonte: Jornalista Paulo Afonso e Redação do Jornal “Opção”.