Apenas 73 cidades brasileiras tiveram acesso ao Selo de Certificação da Eliminação Vertical, entregue pelo Ministério da Saúde. “Nos tornamos referência, e aqui estou para agradecer à nossa equipe de trabalho que atua firme para que estejamos sempre em primeiro lugar”, destaca prefeito Marden Júnior
Trindade está entre os 73 municípios brasileiros que receberam reconhecimento de boas práticas contra HIV. O Selo de Certificação da Eliminação Vertical foi entregue para a prefeitura na sexta-feira (09/12), pelo Ministério da Saúde.
“Nos tornamos referência em saúde pública e aqui estou para agradecer à nossa equipe de trabalho, que atua firme para que estejamos sempre em primeiro lugar. Minha gratidão a cada morador de Trindade”, destaca o prefeito Marden Júnior, que recebeu o certificado das mãos do secretário de Saúde, Gustavo Queiróz.
Essa é uma conquista muito importante para Trindade “que se torna, cada vez mais, referência para o Estado e para o Brasil”, pontua o secretário.
O HIV, vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. É o vírus causador da Aids.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, representou a prefeitura e recebeu pessoalmente o título em Brasília. Ele explica como funciona o processo para receber o selo de boas práticas.
De acordo com o superintendente, outros nove municípios também pleitearam no Ministério da Saúde o Selo de Certificação da Eliminação Vertical do HIV, ou seja, da mãe para o filho. Mas Trindade foi o único município goiano que conseguiu chegar até as avaliações finais, ao receber, por três dias, a visita do Ministério da Saúde.
O departamento é o responsável por realizar a testagem contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O teste é feito sobretudo no pré-natal e o acompanhamento às mães é realizado também pela equipe médica no parto e no pós-parto.
“Após os dados analisados pela Vigilância em Saúde, o ministério confirmou que Trindade está apta a receber o título ao lado de outros 72 municípios do Brasil. Conseguimos essa certificação que recebemos em Brasília, na última sexta-feira”, conclui Leonardo.
Ricardo Lima / Fonte: Secom Trindade.