Grupo mantém cruzada nas redes sociais para sangrar emissora.
O Sleeping Giants anunciou que conseguiu tirar 50 anunciantes da Jovem Pan. O grupo iniciou a campanha digital #DesmonetizaJovemPan para sangrar a emissora, desde os protestos em Brasília. O ajuntamento acusa a empresa de mídia de apoiar os atos de vandalismo durante as manifestações.
A lista de companhias que deixaram de injetar dinheiro na Jovem Pan inclui Tim, Quinto Andar, Burger King, Natura, Oi, Kalunga, Toyota e Caoa Chery. Só o cancelamento do contrato das duas concessionárias teria dado prejuízo de quase R$ 1 milhão, em apenas um mês.
Embora tenha alcançado vários anunciantes, o Sleeping Giants mantém a campanha nas redes sociais. “Estamos há 38 dias esperando a Lojas Cem responder sobre sua propaganda com a Jovem Pan”, diz um dos tuítes. Em outras postagens, o grupo continua constrangendo empresas parceiras.
A Jovem Pan não é a única a se tornar alvo dos extremistas. Em julho de 2021, o Sleeping Giants mobilizou cerca de 200 empresas a tomarem medidas contra supostos ataques homofóbicos do apresentador Sikêra Jr., na RedeTV!. A lista de patrocinadores que retiraram a verba do programa incluiu BMW, Ford, Tim, Samsung e Caixa Econômica Federal.
Em novembro de 2020, o movimento de esquerda perseguiu anunciantes do jornal Gazeta do Povo, para asfixiar a publicação. Além disso, o Sleeping Giants fez parte de uma campanha na internet pela demissão do jornalista Rodrigo Constantino, colunista da Gazeta e da Revista Oeste.
O método do Sleeping Giants funciona principalmente nas redes sociais. Os administradores do movimento “marcam” o perfil das empresas e pedem que deixem de anunciar no veículo até ter sua demanda atendida. Os anunciantes cedem, ao pensar que podem estar à beira de uma crise de imagem.
Ricardo Lima / Fonte: Revista Oeste.