Durante visita à obra elas conheceram, em primeira mão, as instalações do espaço, que serão equipadas com ambulatório, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de recuperação e ainda a parte administrativa.
Com um investimento total de R$ 150 mil, a obra já está 40% concluída e a expectativa é de que as castrações se iniciem ainda neste primeiro semestre de 2024.
“Essa é uma conquista muito importante. Em quase 35 anos de história nunca houve esse apoio da prefeitura às protetoras. Na nossa gestão, criamos a superintendência de Bem-Estar Animal, o primeiro Centro de Castração e estamos construindo o Centro de Acolhimento Temporário para auxiliar na recuperação das cirurgias. Aqui não será um abrigo para não virar um depósito de animais. Aqui vai ter carinho, cuidado e será o início de um reforço em favor do bem-estar animal na nossa cidade”, comenta o prefeito Fernando Pellozo.
A médica veterinária e superintendente de Bem-Estar Animal, Isabella Lauria, explicou que no local serão realizados os procedimentos de castração de animais saudáveis, com exame pré-operatório e acompanhamento pós cirúrgico.
“Nos preocupamos desde sempre com a conduta adequada e respeito aos nossos animais, aqui o atendimento será para as pessoas inscritas no CadÚnico e para as protetoras que são cadastradas no projeto, tudo devidamente regulamentado pelo Conselho de Medicina Veterinária do estado de Goiás”, explica.
A novidade foi comemorada pelas protetoras, que se emocionaram e celebraram a boa notícia.
“Essa é uma grande conquista para nós protetores da causa animal porque todo protetor é endividado por pagar castração, exames, isso aqui é uma vitória”, celebra Angelina Pucci protetora e moradora de Senador Canedo desde 2015.
Política pública:
O manejo populacional de cães e gatos é uma política pública que já conta com investimento federal, assunto que foi discutido pelo prefeito em recente visita à Brasília.
“Nos adiantamos no planejamento para execução de um projeto permanente e seremos um dos primeiros municípios a receber verba do governo federal para as castrações, além disso investimos também em eventos de adoção, educação para crianças, apoio às protetoras e fiscalização de maus-tratos em parceria com outros órgãos.” destaca Pellozo.
Ricardo Lima / Fonte: Géssica Veloso – Secom Senador Canedo.