A menos de um mês para o início da Festa de Trindade, reitor e autoridades apresentam o tema e formato do evento religioso.
Na próxima segunda-feira, 31 de maio, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade (GO) realizará a apresentação oficial do tema e da programação da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno 2021.
A entrevista coletiva será realizada online, às 8h, e terá participação do reitor do Santuário Basílica, Pe. João Paulo Santos; do prefeito de Trindade, Marden Junior; do secretário estadual de saúde de Goiás, Dr. Ismael Alexandrino Júnior; e do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.
Durante o evento online, serão tratados assuntos sobre o tema e o formato escolhidos para a realização do evento, que terá início no dia 25 de junho e vai até 4 de julho.
Após um ano histórico em que Festa foi cancelada devido à pandemia da covid-19, em 2021, acontecerá de forma especial e irá possibilitar a manutenção da fé e esperança que move tantos corações a vivenciar essa devoção que tem sua origem em Trindade.
A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Antes da pandemia, a cidade chegava a receber anualmente cerca de 6 milhões de romeiros durante todo o ano.
Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram por Trindade, nos 10 dias de festividades.
História da devoção:
Com mais de 180 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840.
A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.
Eles beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar.
Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos.
A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Ricardo Lima / Fonte: “Agência Municipal de Comunicação”.