Hospital oferece assistência rápida e segurança no município durante a festividade
Com início na próxima sexta-feira (27), a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, vai até o dia 6 de julho com expectativa de reunir milhões de fiéis do estado e diversas regiões do país na capital da Fé. Para garantir a segurança dos participantes, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) alerta para os principais cuidados para evitar desconfortos e emergências durante o evento.
De acordo com a unidade de saúde, todos os anos são realizados cerca de 2 mil atendimentos no local durante o período da romaria. De acordo com o coordenador do pronto-socorro do hospital, Igor Capeletti, a atenção especial deve ser voltada à hidratação, alimentação e vestuário, sobretudo para quem vai enfrentar o percurso da tradicional Caminhada da Fé, com 18 quilômetros entre Goiânia e Trindade.
“De manhã e à noite podem fazer frio, mas durante o dia o sol aparece. Por isso, recomendamos o uso de roupas leves, mas que permitam colocar e tirar camadas conforme a necessidade. Boné, protetor solar e roupas claras também ajudam a proteger o corpo”, orienta.
Com o tempo seco e baixa umidade, o corpo perde liquido com mais facilidade. Por isso, outra recomendação é ingerir água constantemente, mesmo sem sentir sede. “Beba água ao longo do dia, mesmo sem sede. Além disso, o uso de hidratante no corpo e lábios, soro fisiológico no nariz e colírio nos olhos podem aliviar o desconforto causado pelo ressecamento”, enfatiza.
A alimentação também deve ser leve e balanceada. Frutas, castanhas, pães e ovos cozidos são boas opções. “Evite comidas gordurosas e pesadas, especialmente durante os deslocamentos. O ideal é consumir porções pequenas e nutritivas para manter a energia sem sobrecarregar o estômago”, completa o médico.
Com relação à extensa caminhada, o médico destaca que o preparo físico e a escolha adequada de roupas e calçados são essenciais para evitar problemas de saúde durante o trajeto. O ideal é usar roupas leves, folgadas e que permitam a transpiração.
“Evite tecidos pesados como jeans. Prefira peças de algodão e próprias para realização de atividades físicas, pois ajudam o corpo a respirar melhor durante o esforço físico. Nos pés, escolha um tênis confortável, que já tenha sido usado anteriormente. Sapatos novos podem causar bolhas e ferimentos. Também é importante usar meias de algodão para evitar atrito e manter os pés seco”, recomenda.
Ele destaca ainda ser fundamental alongar o corpo antes de iniciar e ao finalizar o trajeto. “O alongamento prepara a musculatura para o esforço, ajuda na prevenção de dores e lesões, e também contribui para uma melhor recuperação após a caminhada”, reforça o médico.
Ricardo Lima / Fonte: Mel Castro – “Diário de Goiás”.