O Atlético Clube Goianiense não sabe o que é perder para o Fortaleza jogando fora de casa, no Ceará. De acordo com dados do site Futebol de Goyaz, Leão e Dragão jogaram 4 vezes, com 3 vitórias dos rubro-negros e 1 empate.
Logo na primeira partida entre Fortaleza e Atlético-GO no Ceará na história, pela 2ª fase da Copa do Brasil de 2007, o Dragão ganhou por 3 a 2. Rômulo, duas vezes, abriu 2 a 0 para os visitantes. Em seguida, Rinaldo diminuiu para o Leão, mas Gilson, no 2º tempo, fez 3 a 1. No final, Ricardinho marcou o segundo do Fortaleza e forçou uma decisão por pênaltis, já que no jogo de ida, em Goiânia, o Tricolor do Pici havia vencido pelo mesmo placar, 3 a 2. Nas penalidades, deu Dragão por 5 a 3.
Em seguida, em 2009, pela Série B, o Atlético-GO tornou a vencer o Fortaleza na capital cearense. Everaldo marcou contra e deu a vitória ao Dragão. Aliás, nesta edição o Rubro-Negro conseguiu seu primeiro acesso à Série A, enquanto o Leão acabou rebaixado à Série C.
As equipes voltaram a jogar somente 9 anos depois, pela Série B de 2018. De acordo com o Futebol de Goyaz, o Atlético-GO venceu o Fortaleza de novo por 1 a 0 no Castelão, com gol de Pedro Bambu. Se em 2009 o Dragão subiu, agora, por outro lado, foi a vez do Leão do Pici conseguir o acesso à Série A neste ano, inclusive como campeão do torneio. Por fim, na última vez em que Fortaleza e Atlético-GO se enfrentaram no Ceará, pela Série A de 2020, as equipes ficaram no 0 a 0.
Retrospecto geral
– 9 jogos
– 5 vitórias do Atlético (13 gols)
– 2 vitórias do Fortaleza (8 gols)
– 2 empates
Fortaleza e Atlético-GO se enfrentam neste sábado (02/10), às 17h, no Estádio Castelão (CE). A partida terá cobertura da Sagres, na Rádio Sagres 730, na Sagres TV ou no App Sagres, disponível para Android e iOS.
Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira
Fonte: Sagres online