Ao longo dos últimos anos, a publicidade na internet ganhou muito espaço. No entanto, isso não significa que os meios de publicidade clássicos sejam dispensáveis. Aliás, você sabia que propaganda em rádio ainda é algo muito benéfico para marcas que desejam aparecer a seu público?
A propaganda em rádio é econômica, direcionada, fácil de rastrear e extremamente eficaz se feita de maneira adequada. E não para por aí. Existem muitas razões pelas quais você ou qualquer empresário deve usar o rádio como uma plataforma em uma campanha publicitária.
Então, neste artigo, trazemos seis motivos para mostrar que a propaganda em rádio pode trazer grandes resultados para sua empresa.
Motivo 1: o rádio atinge um grande público
Você pode pensar que muitos abandonaram o rádio a favor de outras plataformas de mídia. Mas isso não é verdade. Segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, de 2019, o rádio alcança nada menos 83% dos brasileiros. O consumo diário por ouvinte é, em média, de 4h33.
Números dessa ordem dão à sua empresa a chance de atingir uma parcela grande da população. E mais: os ouvintes do rádio são variados, o que significa que não importa qual o público-alvo do seu negócio, você poderá alcançá-lo.
Motivo 2: a propaganda em rádio é direcionada
O rádio permite que as mensagens sejam personalizadas e localizadas para cada público. Os anunciantes podem direcionar sua mensagem a comunidades e grupos demográficos específicos, áreas geográficas e em torno de eventos e gêneros em um mercado.
Cada estação de rádio é operada com segmentos de mercado específicos em mente, portanto, após um processo de seleção cuidadoso, seu produto ou serviço será anunciado para o seu mercado-alvo exato.
Motivo 3: o rádio está sempre disponível
Dada a portabilidade do rádio, os anunciantes têm a oportunidade de alcançar as pessoas em qualquer lugar. E isso é uma grande vantagem sobre os veículos concorrentes.
De acordo com a pesquisa do Kantar IBOPE, de 2019, 41% dos entrevistados declararam ouvir rádio fora de sua casa. Ou seja, no carro, no trabalho, em deslocamentos e demais locais.
E a acessibilidade do rádio permite que a escuta ocorra em locais que outras mídias se tornam inviáveis. Por exemplo: seus clientes-alvo não leem um jornal ou uma revista enquanto dirigem, porém podem ouvir rádio.
Motivo 4: a propaganda em rádio é acessível e recorrente
Um critério importante para o sucesso da publicidade está na recorrência de sua veiculação. E o rádio é uma que proporciona enorme potencialidade nesse sentido.
Seu cliente-alvo pode precisar ouvir seu comercial três ou quatro vezes antes de responder à sua chamada à ação. E, para atingir esse nível de frequência, a publicidade no rádio costuma ser mais econômica do que outras mídias.
Isso faz com que a propaganda em rádio tenha um ótimo Retorno sobre o Investimento (ROI). Em outras palavras, você ganha mais com menos dinheiro investido do que em outras mídias tradicionais.
Motivo 5: o rádio é flexível e imediato
Comerciais de rádio demandam uma produção mais simples e rápida que o de mídias como a televisão. A publicidade em rádio pode ser produzida, revisada e veiculado em um curto prazo.
Além disso, você pode reaproveitar suas campanhas em outros canais de áudio que estão crescendo, como os podcasts. Uma propaganda em programas de rádio pode facilmente ser incluída em um podcast cujo público tenha o mesmo perfil dos seus clientes!
Motivo 6: o rádio fornece um forte apelo à ação
Os comerciais de rádio podem ser programados seletivamente em períodos do dia ou ao longo de dias específicos, permitindo que as mensagens sejam entregues perto da compra. Os ouvintes podem agir de acordo com a mensagem de um anunciante e participar de competições de emissoras.
Isso dá à propaganda em rádio um forte apelo à ação. Em outras palavras, com uma propaganda veiculada no momento certo, você tem mais chances de fazer os seus consumidores de fato comprarem de você.
Minha opinião:
Depois de um período afastado do Rádio Esportivo, recebi um convite em 2022 para voltar a trabalhar em um grande prefixo e com uma equipe esportiva maravilhosa que é BANDNEWS/GOIÁS. Nesse período de ausência, aproveitei para estudar e analisar como são feitas as propagandas para o rádio esportivo, afinal são essas mídias que compõem parte do salário da maioria dos profissionais de microfone. Depois de muito ouvir, cheguei a conclusão que não existe para o anunciante mídia mais barata do que anunciar seu produto em uma emissora de rádio. O rádio é cativante, é quente, é pessoal e é intimista. O âncora, o repórter e ou comentarista, quando divulgam o seu produto, estão simplesmente testemunhando que o quê eles estão falando eles podem e devem oferecer para amigos e familiares. Me desculpem os que gostam da mídia na TV, mas o anúncio não passa essa intimidade é muito frio. Na TV, tudo é cronometrado, no rádio não. Se o anunciante pagar por um testemunhal de 30 segundos, eu tenho plena convicção que aqueles 30 segundos, vão extrapolar mais de 1 minuto. A resposta é simples, quem está fazendo aquele anúncio vai de todas as formas usar todos seus argumentos pra convencer o seu ouvinte a consumir aquele produto. E isso é um exercício de massificação da marca do anunciante, que pode até não vender de imediato o seu produto. Mas aquele testemunhal, foi tão bem feito e tão envolvente, que em algum lugar no consciente do ouvinte ele está lá guardadinho, pronto pra explodir. Quem anuncia em rádio, em algum momento o retorno, vai vir e o custo é muito barato. Eu sou um apaixonado em propagando de rádio. Ass: Ricardo Lima.
Ricardo Lima / Fonte: I.C.E Propaganda