Prefeito Marden Júnior faz entrada da bandeira da folia de reis na capela, ao lado da primeira-dama, Dona Dorinha. Ele destaca que, devido à pandemia de Covid-19, o encontro contou com a presença de apenas quatro grupos de foliões e reafirmou a importância de seguir as medidas de prevenção, com uso de máscara facial, álcool 70% e aferição de temperatura. “Estamos muito felizes em receber esses grupos, que celebram conosco. Isso é cultura e valorização dos que mantêm essa tradição viva”, ressalta
O 1° Encontro de Folia de Reis de Trindade aconteceu neste sábado (29/01), no distrito do Cedro e reuniu grupos que se empenham para manter viva, no município, essa tradição que celebra a visita dos Três Reis do Oriente após o nascimento de Jesus Cristo.
O evento teve início a partir de uma missa celebrada pelo pároco, padre João Bosco de Deus, na Capela São Sebastião.
“As folias, ao longo da história, durante muito tempo e até hoje, elas evangelizam. Os foliões visitam as casas, levam a fé ao povo”, destacou o padre.
Para João Bosco de Deus, o encontro foi importante para fortalecer os foliões, incentivando também que os jovens se interessem dando continuidade às celebrações.
O prefeito Marden Júnior fez a entrada da bandeira da folia de reis na capela, ao lado da primeira-dama, Dona Dorinha.
O prefeito destacou que, devido à pandemia de Covid-19, neste sábado o encontro contou com a presença de apenas quatro grupos de foliões para que assim fosse possível, realizá-lo de forma organizada, destacando a importância de seguir as medidas de prevenção da doença, com uso de máscara facial, álcool 70% e aferição de temperatura.
“A nossa expectativa é de que, nos próximos anos, a gente consiga fazer os maiores encontros de folias de todos os tempos. Mas o que fica aqui hoje é uma mensagem de valorização da cultura, da tradição e não poderíamos deixar passar em branco”, afirmou Marden Júnior. “Estamos muito felizes em receber esses grupos, que celebram conosco. Isso é cultura e valorização dos que mantêm essa tradição viva”, ressaltou.
Os grupos que participaram do 1° Encontro de Folia de Reis de Trindade, foram a Companhia Jovens do Oriente, Companhia Três Reis do Oriente, Companhia Dito Marimbondo e Amigos e a Companhia Grupo de Amigos Foliões Filhos do Pai Eterno Goiás.
Após a missa, todos os participantes se dirigiram ao Salão de Festas Josias Luiz Barbosa, onde ouve a apresentação de cada grupo com músicas em louvor aos Três Reis do Oriente e dança. Depois aconteceu a apresentação de uma dupla com moda de viola. Em seguida, uma apresentação do músico tradicional em Trindade, Zé do Aladim. Por fim, um grande almoço de confraternização.
Os integrantes de cada grupo receberam um certificado de participação deste primeiro encontro.
Danilo de Araújo, de 27 anos, é um dos foliões da Companhia Jovens do Oriente e contou que participa das folias “desde a barriga da mãe”, tradição que o pai também sempre fez questão de manter, sendo palhaço de folia. A família de Danilo também o acompanhou neste sábado.
Para o folião, é importante manter a tradição viva. Por isso, ele e os amigos criaram um grupo de jovens para dar continuidade entre as gerações aos ritos e ensinamentos que envolvem a fé aos Três Reis do Oriente.
O integrante da Companhia Jovens do Oriente pontuou que esse incentivo e parceria demonstram a valorização desses grupos.
“Pra mim é muito gratificante, eu já venho aí da família mesmo dentro da Folia de Reis e de outras tradições. Nesse ano, nós estamos tendo bastante apoio dentro da prefeitura e o encontro de folias aqui em Trindade, para nós é muito bom, porque estamos lutando para não deixar essa tradição morrer”, disse Danilo.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, o trabalho pela valorização da cultura e folclore em Trindade será intensificado cada vez mais, principalmente no Cedro.
“A realização desse trabalho é muito importante para nós, pois é um resgate do folclore, da cultura, das tradições que nós temos aqui. E o Cedro é um povoado emblemático, que já tem essa tradição da folia, um lugar que nós vamos trabalhar agora a questão cultural”, disse Warley Lopes.
Warley afirma que a pasta irá organizar um polo de cultura no distrito, levando cursos de artes plásticas, artesanato, música. Isso fortalecerá o turismo que já é forte na questão do ciclismo. “Então nós vamos trabalhar muito aqui no Cedro, neste ano que é um lugar que nós queremos dar muitas condições pra que isso aconteça”, disse.
Ainda segundo o secretário de Turismo e Cultura, o projeto é de que, em agosto deste ano, que é o mês do folclore, será organizado um grande encontro regional com folias de outros municípios do Estado, convidadas para o município. A realização do evento será avaliada, levando em consideração a pandemia.
O evento contou com a presença dos vereadores Amigo Leobino, Cleytinho do Flori e Ucleide Ferruja.
O vereador Ucleide Ferruja é morador do Cedro e disse ser “gratificante e importante manter viva essa tradição. A cultura é uma ferramenta importante na transformação do ser humano e agradeço ao prefeito Marden e ao secretário, por estarem trazendo essa oportunidade para a região”.
Durante o evento, uma parceria entre Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Assistência Social, Câmara Municipal, por intermédio do vereador Ucleide Ferruja, proporcionou a entrega de cestas básicas para moradores da região.
Fonte: Prefeitura de Trindade