Ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), consiste no plantio de espécies nativas em diversos pontos até a próxima sexta-feira (26/11). Como pontapé inicial, foram 500 mudas no Parque Maria Pires Perillo, com espécies entre Ipês, Oitis e Barus. Prefeito Marden Júnior cita criação de ecopontos, obras de intervenção no Aterro Sanitário, projeto de Educação Ambiental, e mais essa iniciativa, o que vai totalizar 10 mil novas árvores, em 2021
A Virada Ambiental 2021, realizada pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), teve início nesta segunda-feira (22/11), no Parque Maria Pires Perillo. O prefeito Marden Júnior participou da ação e ajudou a plantar mudas de espécies nativas. Atividade atingirá diversos pontos do município até a próxima sexta-feira (26/11).
Como pontapé inicial, uma equipe de servidores da Semma iniciou a Virada Ambiental, com o plantio de 500 mudas no Parque Maria Pires Perillo, com espécies entre Ipês, Oitis e Barus. Ao todo serão 5 mil árvores distribuídas em diversas partes do município.
Marden Júnior destacou que, neste ano, foram várias ações realizadas na área de meio ambiente, incluindo a criação dos ecopontos, as obras de intervenção no Aterro Sanitário, o projeto de Educação Ambiental e agora com mais essa iniciativa, o município totaliza quase 10 mil árvores plantadas em 2021.
“Nós vamos deixar a cidade com certeza mais arborizada, com mais qualidade de vida para nossa população. Vamos ter um clima ainda melhor e, consequentemente, uma vida saudável para o nosso cidadão trindadense”, pontuou Marden.
O objetivo da Virada Ambiental é de resgatar a biodiversidade e recuperar serviços ambientais do ecossistema, com expectativa de melhorar a qualidade do solo, das águas e incentivando, também, a comunidade nas práticas de preservação do meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, afirma que esse plantio será continuado até fevereiro de 2022. “Nós temos a intenção de, entre fevereiro e março, fazermos um novo plantio grande, entre 5 e 10 mil arvores, mas nós sempre dependemos da produção do nosso viveiro”, explicou.
Badur destacou ainda que, para a próxima Virada Ambiental, o objetivo da Prefeitura de Trindade é de realizar um plantio 10 vezes maior do que está sendo realizado nesta semana. “A ideia é de chegar na Virada Ambiental de 2022, com o plantio entre aproximadamente de 40 a 60 mil árvores, distribuídas durante a semana”, projetou.
O secretário disse que, para isso espera-se que os riscos da pandemia de Covid-19 tenham diminuído e assim possa contar com a participação das escolas e crianças, pois segundo ele, “é muito importante que as crianças tenham esse contato com a natureza e possam participar desse processo”.
Durante a cerimônia de abertura da Virada Ambiental, a gestora de processos do escritório de projetos e processos da Diretoria-Geral de Administração e Planejamento da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Mariana Ruas Craveiro, afirma que o órgão vê o projeto ambiental de forma positiva, que possa inspirar outros municípios. De acordo com a gestora, ela enxerga futuras parcerias dentro dos projetos ambientais realizados no município.
“Eu vejo esse projeto como uma coisa maravilhosa. A Prefeitura de Trindade é exemplo nessa área ambiental. A Defensoria Pública do Estado quer estar ao lado do município, em parceria com essas ações. E espero que outras prefeituras também copiem”, afirmou Craveiro.
A Virada Ambiental conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação; Saúde e Esporte e Juventude, além da Agência Municipal de Turismo e Cultura.
A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Wesley Cabeção, e do vereador Pastor Zeca.
Também estiveram presentes os secretários de Indústria e Comércio, Gustavo Queiroz; de Governo, Geraldo de Oliveira; de Assistência Social, Gabriela Alves; de Esporte e Juventude, Luana Martins; de Saúde, Rogério Taveira e de Educação, Sérgio Sanches.
Participaram ainda os presidentes das Agências Municipais de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo Filho; Turismo e Cultura, Warley Lopes; Trabalho e Geração de Empregos, Gerúsia de Paiva e de Segurança Pública e Patrimonial, Juliano Reis.
Principais pontos de plantio de mudas durante a semana:
Na terça-feira (23/11), a Estação Ecologia do Barro Preto, no parque Lara Guimarães, receberá o plantio de 2 mil mudas de árvores frutíferas entre Pequi, Baru e Caju, além de Ipês de diversas cores. Neste caso, as arvores farão o papel de barreira vegetal, evitando o acumulo de sujeira dentro da estação, através do vento, protegendo as nascentes de água.
Na quarta-feira (24/11), a equipe de Meio Ambiente fará arborização da Avenida Veiga Valle, no setor Laguna Park, com plantio de 200 arvores.
Na quinta-feira (25/11), o Parque Hugo Reis receberá o plantio de 500 árvores, na Região Leste de Trindade, início da arborização na área que não será influenciada pelas obras.
Na sexta-feira (26/11), serão plantadas 500 mudas de várias espécies nativas do cerrado, no CEU das Artes Dr. Vanilton Corrêa de Azevedo.
Fonte: Prefeitura de Trindade