Trindade já possui um sistema com câmeras em diversos pontos da cidade. Intenção é que esse sistema de monitoramento integre também todas as unidades de ensino, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Visitas e sondagens em órgãos de segurança foram realizados pelo presidente da Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial de Trindade, Juliano Reis, acompanhado do vereador Raimundo Neto, que é guarda municipal
A Prefeitura de Trindade, por meio da Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, projeta a criação da Guarda Civil Municipal.
Com foco nesta questão, o presidente da agência, Juliano Reis, esteve na quinta-feira (07/10), na sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia para conhecer o modelo de gestão implantado no local.
O presidente destaca que a prefeitura trabalha para viabilizar tanto o projeto de criação da Guarda Civil Municipal, quanto a ampliação do serviço de monitoramento com câmeras de segurança. Ele afirma que esse “é um serviço que será entregue à população de Trindade para que, assim, o cidadão tenha melhor segurança na cidade”.
Atualmente Trindade conta com câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, mas o objetivo é que esse sistema de monitoramento integre também todas as unidades de ensino, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Quem também participou da visita institucional foi o vereador Raimundo Neto. Os dois se reuniram com o presidente comandante da GCM de Goiânia, Wellington Paranhos Ribeiro, e com o subcomandante, Danilo César Fonseca, para falar sobre o projeto da guarda em Trindade.
Paranhos pontuou que a guarda civil é uma instituição que trabalha em forma de policiamento preventivo e que, por isso, está sempre próxima da população.
“Primamos pelo policiamento comunitário, de trazer a população para o nosso lado, para que ela também seja um agente nos auxiliando, sendo nossos olhos e nossos ouvidos e isso é o policiamento primário, é fazer com que a segurança esteja presente para que não haja o ato infracional”, disse o comandante da GCM Goiânia.
Sobre uma Guarda Municipal em Trindade, Paranhos afirmou que se alegra com a notícia, pois as duas cidades são vizinhas próximas, divididas apenas por uma rua. Ele se colocou à disposição para ajudar no que for necessário com a instituição que vai ser criada. “É motivo de alegria recebê-los porque nós queremos o crescimento de todas as guardas”, afirmou.
O presidente comandante recebeu das mãos do vereador Raimundo Neto, um ofício, solicitando a doação de armamentos para equipar os agentes, assim que a Guarda Civil Municipal for criada, em Trindade.
O vereador pontua que esse é um projeto muito aguardado para a segurança da população. Ele espera que quando chegue na Câmara Municipal de Trindade, seja logo aprovado. “Nós queremos que muito em breve esse projeto chegue na Câmara, para discutirmos e, consequentemente, aprovar a iniciativa”, disse.
O parlamentar também é agente da Guarda Civil, e atuou em Goiânia por 15 anos. Durante a reunião, ele expressou entusiasmo ao tratar sobre o assunto, já que é defensor e considerado padrinho do projeto.
“É um momento de orgulho fazer parte dessa discussão, agradeço ao prefeito Marden Júnior, por ter me dado essa oportunidade de apadrinhar a Guarda Municipal de Trindade. Para mim, é um sonho que está muito próximo de ser realizado”, expressou Raimundo.
As autoridades municipais de Trindade também estiveram na Diretoria de Pesquisa, Ensino e Capacitação (DPEC) da GCM, onde são administrados todos os cursos de capacitação para trabalhar na guarda.
Logo após, os dois seguiram para a base da equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupo tático operacional. E finalizaram a agenda na Central Operacional de monitoramento, onde agentes capacitados monitoram públicos de Goiânia, com câmeras de segurança.
Fonte: Prefeitura de Trindade