A campanha de vacinação antirrábica, para proteção de animais contra a raiva, foi iniciada, ontem, terça-feira (17/08), pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento. O lançamento contou com a presença do prefeito Marden Júnior.
O evento foi realizado na Clínica-Escola de Veterinária UniGoyazes, do programa Vida de Pet, que também é um dos pontos de vacinação.
Durante o lançamento, Marden Júnior destacou que a vacinação antirrábica é questão de saúde pública. “Hoje damos os primeiros passos para essa vacinação e, com certeza, a saúde dos animais também é nossa prioridade”, pontuou o prefeito.
O lançamento da campanha integra as comemorações alusivas aos 101 anos de Trindade, com destaque para a proteção dos animais de Trindade.
Durante a manhã, os cães da Associação Trindade Amigos dos Animais receberam a dose do imunizante, dando início à campanha.
A associação abriga mais de 100 cães e gatos. “Para a gente é uma ajuda muito grande porque é necessária a vacina da raiva”, disse Ana Maria Borges, presidente da Trindade Amigos dos Animais.
De acordo com o presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo Filho, um profissional veterinário será disponibilizado para ir até as ONGs de acolhimento a animais para fazer a vacinação e facilitar o acesso, já que possuem maior número de pets.
Em setembro, ela será estendida para a população e demais ONGs no município. Os pontos para aplicação das doses serão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Região Leste e Escolas Municipais nos dias D de vacinação.
Todas as informações serão divulgadas por meio dos canais de comunicação da Prefeitura de Trindade.
A raiva é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, por meio da mordida de animais infectados.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, reforça que essa é uma doença que não tem cura nem para o animal nem para o ser humano. Ele destaca que a única forma de evitá-la é por meio da vacinação.
De acordo com o reitor do Centro Universitário UniGoyazes, Carlos Botelho, a realização dessas parcerias pela causa animal é muito importante.
“Demos as mãos para fazer o melhor por Trindade. Vacinar animais é saúde pública.
O comprometimento das pessoas vai muito além, porque você imagina que a felicidade de muitas famílias vem da qualidade da saúde dos animais”, disse Botelho. Ele destaca a importância de se impedir a transmissão de zoonoses.
Ricardo Lima / Fonte: “Agência Municipal de Comunicação”