Expectativa é reunir mais de 3,5 milhões de fiéis nos 10 dias de evento. Festa “será um marco na história dos 183 anos de devoção ao Pai Eterno”, afirma prefeito. Na economia, estima-se que devem girar cerca de R$ 40 milhões no comércio local. Organizador do encontro, reitor do Santuário Basílica, padre Marco Aurélio Martins da Silva, destaca parceria entre instituições. “A determinação do governador Ronaldo Caiado é de que todos estejamos unidos”, diz presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral
O prefeito Marden Júnior participou, nesta segunda-feira (20/03), da primeira reunião geral com todos os órgãos que fazem parte da organização da Romaria do Divino Pai Eterno 2023.
A expectativa dos organizadores da Romaria 2023 é de que o número de romeiros supere o do ano passado, e ultrapasse os 3,5 milhões de fiéis nos 10 dias de evento. Na economia, estima-se que devem girar cerca de R$ 40 milhões no comércio local.
Durante o encontro, Marden Júnior disse que está com o coração aquecido. Várias ações da prefeitura já iniciaram. “Estamos organizando uma estrutura para receber todos da melhor maneira possível nas áreas da saúde, logística, segurança e infraestrutura. Essa romaria será um marco na história dos 183 anos de devoção ao Pai Eterno”, ressalta.
Participaram representantes do Conselho de Turismo de Trindade, setor hoteleiro, Igreja Católica, Ministério Público, Saneago, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Equatorial, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo, Secretaria de Estado da Retomada e Vila São José Bento Cotollengo.
Marden Júnior esteve presente com os secretários de Saúde, Turismo e Cultura, Segurança Pública, Planejamento Urbano e Habitação, Assistência Social, Casa Civil, Fazenda e Meio Ambiente. O deputado estadual, Cristiano Galindo, também participou do encontro.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que a romaria é uma questão de Estado, e que todas as secretarias necessárias para entregar um trabalho de excelência devem estar unidas.
“O Estado de Goiás está aqui para contribuir. A expectativa é de que esta seja a maior festa de todos os tempos em volume de romeiros. Isso demanda muita responsabilidade. A determinação do governador Ronaldo Caiado é de que todos estejamos unidos”, destaca Fabrício Amaral.
A organização do encontro desta segunda-feira foi do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O reitor, padre Marco Aurélio Martins da Silva, levou todos os convidados para conhecer as obras do novo templo, às margens da GO-060.
Padre Marco Aurélio agradeceu o apoio da Prefeitura de Trindade na Romaria 2022. Ressaltou a limpeza da cidade e a estrutura montada para a realização do desfile dos carreiros e muladeiros.
“Para este ano, a parceria continua em todas os setores necessários para a organização dos 10 dias de romaria. É muito importante que estejamos juntos. Por isso, em todas as reuniões, a Prefeitura de Trindade estará presente”, disse o padre.
Este ano as missas maiores, da manhã e fim da tarde, serão novamente realizadas no pátio do Santuário Basílica. Sobre a visitação às obras do novo Santuário, será montado um roteiro turístico específico para que todos possam conhecer a construção.
A partir da próxima segunda-feira (27/03) a Prefeitura de Trindade vai iniciar as reuniões da Sala de Gestão Integrada. Até o início da romaria, os encontros vão ser semanais. Durante os 10 dias, passam a ser diários, no auditório do Centro Administrativo Municipal.
Ricardo Lima / Fonte: Secom Trindade.