2025 está chegando e até agora, final de 2024, não sabemos ainda, como será a composição dos ocupantes de quem vai integrar o 1º escalão do Governo do Prefeito Marden Júnior
Corre em total segredo nos bastidores da Prefeitura de Trindade, como será a disposição dos secretários que vão compor o 1º escalão da gestão Marden Júnior. Uma coisa é certa, Marden Júnior e os seus assessores mais diretos, com certeza, estão fazendo muitos cálculos e claro algumas manobras estratégicas para contemplar quem esteve ao lado do prefeito na campanha eleitoral.
A coligação “Trindade no Caminho Certo” foi composta por 10 partidos: União Brasil, MDB, PP, Podemos, Novo, PSD, PRD, PSB, DC e Solidariedade e com certeza figuras de peso desses partidos, vão estar na linha de frente desse novo governo.
Uma das vozes que vai ser mais ouvida e que terá uma influência direta na indicação de nomes para o 1º escalão, sem dúvida, será o empresário e ex-prefeito Jânio Darrot, que foi sem dúvida o maior CABO ELEITORAL do Prefeito Marden Júnior. Isso sem tirar o mérito do Governador Ronaldo Caiado que praticamente foi o “padrinho político” de Marden Júnior e ser apadrinhado pelo, mais bem avaliado governador do Brasil é tudo que qualquer candidato em Goiás queria.
A fórmula do sucesso estava pronta, Jânio Darrot de um lado, Ronaldo Caiado do outro, impossível dar errado. Como a gente fala no futebol é “tocar e correr para o abraço”. E foi isso que aconteceu, aos poucos os adversários Roni Ferreira(PSDB) e Dr. George Moraes(PDT), perceberam que a chapa montada era indestrutível. Para reforçar o time e confiando no projeto de um novo mandato, figuras da mais alta patente política de Trindade, aderiram a campanha provando que a reeleição de Marden Júnior era fato consumado.
Entraram de cabeça na campanha os principais nomes da história política de Trindade e que engrossaram ainda mais o desejo da população de ver Marden Júnior no seu 2º mandato os: ex-prefeitos de Trindade, Valdivino Chaves e Roberto Monteiro; o ex-deputado estadual Dr. Antônio; e o presidente da Câmara de Trindade, vereador Weslley Cabeção e claro a maioria do veredores de Trindade.
Se não bastassem as grandes figuras da política de Trindade, fizeram parte do “Projeto Marden Reeleito”, os principais nomes da política de Goiás como os: deputados federais Silvye Alves e Daniel Agrobom; os deputados estaduais Bruno Peixoto (presidente da Assembleia Legislativa) e Cristiano Galindo; o candidato eleito à prefeito de Goiânia, Sandro Mabel(UB); a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado; a filha do governador, Anna Vitória Caiado; e o vice-governador Daniel Vilela.
Passada a euforia da vitória, agora a missão do Prefeito Marden Júnior e dos seus fieis assessores é montar o seu time para um novo governo que começa agora no 1º dia de 2025. Quem fica, quem sai nessa nova composição? Time que ganha, não se mexe ou time que ganha tem que ser reforçado?
Como ainda está, tudo na base da especulação e tudo corre em sigilo absoluto vamos mostrar quais são os secretários dessa atual gestão:
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO: DR. SÉRGIO FERREIRA DE FREITAS ARAÚJO.
A Procuradoria Geral do Município é o Órgão de representação do Município, em juízo ou fora dele, a consultoria e o assessoramento jurídico às unidades administrativas, com atribuições definidas em Lei específica.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO: FABRÍCIO ALVES TOMAZ.
A Controladoria Geral do Município é o Órgão responsável pelo sistema de controle interno e tem a finalidade de formular e executar a política de controladoria do Município, possuindo, dentro de sua área de competência, autonomia e precedência sobre os demais setores administrativos, com as atribuições definidas em Lei específica.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO: PEDRO OTÁVIO ALVES FERREIRA.
A Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, vinculada Secretaria de Indústria e Comércio, é o órgão responsável pela da execução política de agricultura e abastecimento, competindo–lhe, além de outras atribuições regulamentares.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA MUNICIPAL: ROUANE CAROLINE AZEVEDO.
Formular executar a Política Municipal da Assistência Social em articulação com ademais Secretarias do município, promovendo o desenvolvimento de ações dproteção social às famílias, grupos e indivíduos, coordenando programas, serviços e benefícios para pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, idosos e outros, em situação de risco e vulnerabilidade social.
SECRETARIA MUNICIPAL DA CASA CIVIL, PLANEJAMENTO E GESTÃO: LHINECHER PEREIRA DA SILVA D’ORÁZIO.
Compete à Secretaria Municipal da Casa Civil, Planejamento e Gestão, dentre outras atribuições regimentais:
O recebimento de reclamações, denúncias e sugestões sobre serviços da administração municipal, por meio de sistema da ouvidoria pública e seu encaminhamento a outros Órgãos municipais para apuração, esclarecimento e tomada de providências para correção de desvios, ou de omissões.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: MAJOR JOSÉ DOS REIS JÚNIOR.
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é o órgão responsável pelo planejamento, controle e avaliação das atividades relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, cabendo—lhe, além de outras atribuições regulamentares.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO: FRANK FRAGA CARVALHO.
A Secretaria Municipal de Comunicação é o órgão responsável pela execução política de comunicação do município.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE: LUANA CRISTINA VIEIRA MARTINS.
A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude é o órgão responsável pelo planejamento, controle e avaliação das atividades relacionadas ao esporte, ao lazer a juventude.
SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA: GABRIELA ALVES DE ASSIS AGUIAR.
Compete à Secretaria Municipal da Fazenda, dentre outras atribuições regulamentares: A formulação, a coordenação, a administração e a execução da política de administração tributária e fiscal do Município, bem como o aperfeiçoamento e atualização da legislação tributária municipal.
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO: GERALDO DE OLIVEIRA ASSIS.
Compete à Secretaria Municipal de Governo dentre outras atribuições regulamentares: Assistir direta imediatamente ao Chefe do Poder Executivo no desempenho de suas funções, especialmente na coordenação geral de articulação institucional.
SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS: JOSÉ MARIA VIEIRA.
A Secretaria Municipal Indústria e Comércio é o órgão responsável pela formulação e execução da política municipal de desenvolvimento econômico.
SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA: VALTER JOSÉ ALVES.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura tem por finalidade planejar, coordenar, administrar, orientar, executar as obras de sua competência, cabendo-lhe, entre outras funções: A execução de projetos de administração, manutenção e obras de conservação e preservação dos espaços públicos, como ruas e avenidas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE: MAXMILIANO CORDEIRO DE ARAÚJO.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação e execução das políticas municipais de meio ambiente.
SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO, HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: TAINÁ BARBOSA GALINDO.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária tem por finalidade planejar, coordenar, administrar, orientar, executar e fiscalizar as políticas de desenvolvimento urbano e habitação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: GUSTAVO LUIZ DE QUEIROZ.
A Secretaria Municipal de Saúde é órgão responsável pela execução da política municipal de saúde, segundo as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual coletiva, ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário, vigilância de saúde, especialmente de medicamentos e alimentos, além de outras medidas no âmbito da competência do Município.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA: JULIANO DOS REIS.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública é o Órgão responsável pela política de Segurança Pública e Patrimonial, integrando os órgãos da Administração Direta.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: SÉRGIO SANCHES DE OLIVEIRA.
A Secretaria Municipal de Educação é o órgão central do Sistema Municipal de Educação responsável pela política municipal de educação, com ênfase na educação infantil, ensino fundamental e educação especial.
SECRETARIA MUNICIPAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: ANTÔNIO ERASMO QUEIROZ CHAVEIRO.
Compete à Secretaria Municipal de Relações Institucionais, dentre outras atribuições regulamentares: Assistir direta e imediatamente o Chefe do Poder Executivo no desempenho de suas funções, especialmente na coordenação geral de articulação institucional.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS: JEANN CARLOS BORGES DE SOUZA.
Compete a esta secretaria o tratamento de assuntos estratégicos junto ao Poder Executivo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS: LEUCIO RODRIGUES DA MATA.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos é o Órgão responsável pela formulação de políticas e execução dos serviços públicos de limpeza, iluminação, ajardinamento, conservação de praças e jardins.
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E GERAÇÃO DE EMPREGO: SILVANI BARBACENA.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Emprego é o órgão responsável pela xecução da política de trabalho, geração de emprego e intermediação de mão-de-obra no munícipio.
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA: WARLEY LOPES VIEIRA.
É o órgão responsável pela execução da política de Turismo e Cultura no Município.
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DE TRINDADE: MARIA ALVES DE MENDONÇA.
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Trindade, é o órgão responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município.
PROCON: SEM TITULAR NO MOMENTO.
O instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, é a Autarquia responsável pela execução da política de defesa e proteção do consumidor.
As atuais pastas do 1º escalão, estão aí.
Resta agora saber o que vai ser modificado à partir do 1º dia de janeiro. Muitas perguntas estão sendo feitas e a hora de serem respondidas está chegando:
As pastas serão mantidas? Secretários serão trocados? Novas secretarias vão surgir? Secretarias serão extintas? Gestores serão remanejados? Vereadores não eleitos vão fazer parte da gestão? Vereadores eleitos podem fazer parte do executivo? Suplentes podem assumir secretarias e ou superintendências?
Enfim, essas dúvidas estão bem próximas de serem resolvidas.
A nossa expectativa é que o Prefeito Marden Júnior com toda a sua equipe, faça um ótimo 2º governo e que nós cidadãos trindadenses sejamos os maiores beneficiados.
Feliz 2025 e sucesso.
Ricardo Lima