Secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira revelou os números de atendimentos realizados pela prefeitura durante o Outubro Rosa: 3.869 consultas, 567 autoexames e orientações, 411 prevenções, 375 USGs mamários, 361 mamografias
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (27/10), o dia D da campanha de prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero, no Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização para que as mulheres realizem os exames.
O evento, realizado na sede da SMS, contou com palestra da médica Luciana Lemes Fernandes, especializada em medicina de família e comunidade. A doutora destacou que é importante realizar exames de rotina, para que sejam identificados em estágio inicial.
Ainda segundo Luciana, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia de forma rotineira e, no caso das que possuam ou tiveram casos anteriores da doença na família, é necessário iniciar a rotina de exames a partir dos 30 anos.
O autoexame das mamas, pode ser feito por todas as mulheres a partir do momento em que desenvolve as glândulas mamarias.
“Esse autoexame deve ser feito depois do período menstrual, quando é mais fácil de tocar e constatar qualquer alteração”, afirma a médica Luciana Lemes Fernandes.
“Então, na frente do espelho, a mulher irá colocar uma mão para cima, atrás da cabeça e com a outra mão ela vai fazer a apalpação e se identificar algum carocinho ou alteração da pele com aspereza ou com aspecto de casca de laranja, também deve procurar a unidade de saúde, mesmo não tendo a idade entre 50 e 69 anos”, explica.
Além disso, a medica esclarece que o câncer de mama afeta principalmente as mulheres, mas pode ser diagnosticado também em homens, sendo uma taxa de 1% dos casos.
Já no câncer colo do útero, é necessário que todas as mulheres, a partir da primeira relação sexual, façam a prevenção, exame ginecológico em que o médico verifica se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo do útero. Em todos os casos, é importante identificar para realizar o tratamento o quanto antes.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, revelou os números de atendimentos realizados pela prefeitura durante o Outubro Rosa. Foram: 3.869 consultas, 567 autoexames/orientações, 411 prevenções, 375 USGs mamários, 361 mamografias.
“Todos os dias nós temos consultas em nossas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, para fazer esse diagnóstico e pedir esses exames. Na maioria das vezes, o câncer não começa doendo, por isso que é importante você fazer a prevenção, você ir ao médico, ele vai te examinar, pedir alguns exames e aí sim fazer o diagnóstico, você não pode é ficar em casa aguardando a doença”, pontuou Taveira.
A professora Zélia Pedroso, é moradora do Jardim Nossa Senhora Perpetuo Socorro. Estava na sede da SMS, assistiu toda a palestra e aprovou a iniciativa da prefeitura. E
Zélia conta que já teve casos do câncer de mama na família. Uma tia que teve o diagnóstico realizado em estágio inicial e por isso o tratamento resultou positivamente. “É importante saber quando está no início, por exemplo minha tia já tem 15 anos que foi curada”, disse a professora.
O vice-prefeito, Pastor Alcione Acácio, destacou que é necessário que o município realize campanhas. “É uma responsabilidade nossa do executivo conscientizar nossa população. Entendemos que o câncer não é brinquedo. E que essa conscientização, prevenindo, mostrando e orientando faz com que os casos diminuam”, afirmou o vice-prefeito.
Ao longo do dia, uma equipe de Vigilância em Saúde realizou também teste rápidos para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Quem esteve na SMS, pôde ser testado para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Charlene Sales, da coordenação de ISTs, destacou que os testes são importantes para detectar essas infecções e iniciar o tratamento o quanto antes. Ela destacou que, para fazer os quatro testes, é necessário apenas uma gota de sangue do paciente em questão e o resultado sai em menos de 10 minutos.
A cerimônia contou com as presenças da primeira-dama do município e mãe do prefeito Marden Júnior, Dona Dorinha, acompanhada de eu marido, Marden Aguiar. Também compareceram os secretários e presidentes de agências municipais, Sérgio Ferreira, da Procuradoria-Geral do Município; Geraldo de Oliveira da Secretaria de Governo; Luana Martins, da Secretaria de Esporte e Juventude; Maria Alves, do TrindadePrev; Gerúsia de Paiva, da Agência de Trabalho e Geração de Empregos; Juliano Reis, da Agência de Segurança Pública e Patrimonial; Cristiano Galindo, presidente do GOE-Covid-19 e Leonardo Izidório, diretor de Vigilância em Saúde.
Participaram, ainda, os vereadores Maurinho de Paula (vice-presidente da Câmara Municipal de Trindade), Pastor Zeca, Baiano do Esporte, Raimundo Neto, Marco Ferreira e Amigo Leobino.
Fonte: Prefeitura de Trindade