Dom João Justino disse que já se encontrou com o sacerdote de Trindade e que espera decisão breve sobre retorno ou não do padre
Arcebispo metropolitano da capital goiana há dois meses, Dom João Justino revelou que um processo interno da Igreja Católica ainda deve decidir o futuro do padre Robson de Oliveira. O sacerdote está afastado da função desde que foi alvo de investigações sobre desvios milionários de dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que ele liderava.
Dom João Justino disse, em entrevista ao programa Chega pra Cá com Cileide Alves, do jornal O Popular, que até já se encontrou pessoalmente com padre Robson e que espera uma decisão rápida sobre o retorno ou não do pároco. A rapidez que ele espera é para que o caso não gere tanta expectativa.
“Ele veio a minha casa, conversamos , com muita discrição. Marcamos um dia, ele veio, foi muito bom escutá-lo. Ele também me escutou, embora eu tenha podido dizer muito pouco. (…) Eu desejaria que isso pudesse ser encaminhado num prazo que não fosse, vamos dizer assim, que gerasse tantas expectativas quanto mais demora”, disse o arcebispo na entrevista.
Momento difícil:
Segundo João Justino, o processo sobre o destino de padre Robson dentro da igreja corre independente do arquivamento do processo no Judiciário, o que já aconteceu. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, no final do ano passado, arquivar a investigação contra o padre.
Mas, no caso dos andamentos internos da igreja, a decisão seria conjunta, entre o arcebispo e a congregação redentorista, a que Robson é ligado, e que administra o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. É no local que se realiza a famosa romaria do Divino Pai Eterno, que atrai milhões de pessoas.
Mais sobre o assunto:
“Temos aí uma situação em que precisamos entender e esclarecer algumas coisas, reconhecemos que foi um momento muito difícil para o próprio padre Robson, para a congregação redentorista, para o arcebispo Dom Washington (Cruz, arcebispo anterior), para a Diocese. Dada a delicadeza da situação, é preciso agora criar um caminho que a gente não cometa novos equívocos”, afirmou Dom João Justino.
Desvios na Afipe:
O padre Robson de Oliveira era investigado por suspeita de desviar recursos doados por fiéis para Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O dinheiro deveria ser destinado à construção do novo Santuário Basílica de Trindade, na cidade conhecida como a capital da fé em Goiás, na região metropolitana de Goiânia.
A operação Vendilhões, que apura suspeitas de vários crimes contra o padre Robson, foi deflagrada em agosto de 2020, sob coordenação do Ministério Público de Goiás (MPGO). Logo em seguida, o religioso foi afastado de suas funções religiosas e da presidência da Afipe.
Em dezembro do ano passado, a Sexta Turma do STJ manteve decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que mandou arquivar investigações contra padre Robson relacionadas com a Operação Vendilhões.
Minha opinião: Segundo informações que tenho recebido, a volta do Padre Robson de Oliveira para a Presidência da AFIPE é muito complicada e ao que tudo indica dificilmente ele vai retornar a associação. Até mesmo a permanência do religioso em Trindade não tem a simpatia do atual Presidente da AFIPE Padre André Ricardo de Melo. Sabemos que fora de Trindade-GO, principalmente em outros estados o Padre Robson de Oliveira tem uma legião de admiradores que o acompanham nas suas pregações e orações tanto pela TV PAI ETERNO, quanto nas REDES SOCIAIS. É incrível o número de seguidores que ele tem no instagram e também no youtube. Mas, em Trindade-GO, berço da sua criação maior que é a AFIPE e também a sua cidade natal a rejeição que ele tem junto aos cidadãos trindadenses é muito grande, isso tudo por conta da sua forte influência política e também pelos grandes investimentos imobiliários que a AFIPE fez na cidade em prol da construção da nova basílica. Eu como cidadão trindadense quero que o Padre Robson de Oliveira, fique em Trindade e continue o seu trabalho religioso, ele é e sempre será muito importante para o crescimento da nossa cidade. A presença de Padre Robson em Trindade, transformou a cidade em um dos maiores pontos turísticos/religiosos do Brasil. Com o Padre Robson em Trindade, tudo ganha uma mega movimentação, hoteis, pousadas, pensões e igrejas ficam lotados, as barraquinhas de artigos religiosos vendem todo seu estoque, a cidade fica tomada por ônibus de todas as partes do Brasil, o comércio fica aquecido, enfim Trindade é um dos acessos mais procurados por católicos que querem receber as bençãos do DIVINO PAI ETERNO. Tenho plena convicção que tudo será esclarecido e que a Justiça será feita e caso o Padre Robson de Oliveira tenha cometido algum ato ilegal ou imoral esse período sabático, que ele está passando longe dos seus fiéis e admiradores, vai servir de reflexão para que ele volte renovado as suas atividades religiosas. Ass: Ricardo Lima.
Ricardo Lima / Fonte: Thalys Alcântara/Metrópoles