Cidade acumula caçambas transbordando de resíduos, vegetação não cortada e carros antigos abandonados pelas ruas
Pirenópolis, situada a aproximadamente 120 km de Goiânia, é tida como um dos destinos ecológicos mais encantadores do país. Todavia, a realidade vivenciada pelos habitantes da cidade é bem diferente, pois eles estão enfrentando o que descrevem como sendo uma “crise do lixo”.
De acordo com denúncias, não é preciso percorrer grandes distâncias pela cidade para se deparar com caçambas transbordando de resíduos, vegetação não cortada e carros antigos abandonados pelas ruas.
Anna Júlia Gonçalves (23), jornalista, que vive na cidade, conta que o município não possui um sistema adequado de esgoto e que o lixo não é descartado de maneira correta; tudo acaba sendo depositado nos aterros sanitários.
Conforme relatado pela jornalista, durante períodos de chuvas intensas na cidade, ocorrem inundações catastróficas devido à ausência de um adequado descarte de resíduos e sistema de esgoto, principalmente no centro da cidade. “É um absurdo o lixo ser depositado nos lixões e o esgoto não ser tratado e descartado de forma correta”, pontuou.
A jovem enfatiza que a questão ambiental na cidade também é bastante complexa e representa um problema que se arrasta há várias décadas, sem que qualquer representante tome medidas efetivas para solucioná-la. “Pirenópolis não é a mesma de anos atrás, a cidade cresceu e precisam conciliar isso com a natureza.” finaliza.