Presidente participará da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Cúpula do G7
Em viagem inesperada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na próxima semana, rumo a Genebra, na Suíça, a fim de participar da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Posteriormente, ele irá para a Itália para a Cúpula do G7. Os eventos estão marcados para ocorrer entre 13 e 15 de junho, na semana dos namorados.
A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, nesta terça-feira (4), de acordo com informações do Antagonista. Até então, a ida de Lula aos dois países era incerta por causa das enchentes no Rio Grande do Sul e também pelas dificuldades que o petista tem encontrado em articular com o Congresso.
Embora o Planalto não tenha informado se a primeira-dama, Janja da Silva, estará presente, ela acompanhou o marido nas outras viagens a territórios estrangeiros feitas por ele até o momento.
As viagens internacionais têm rendido críticas ao casal. Em 2023, Lula passou um total de 62 dias fora do Brasil, e a primeira-dama o acompanhou. Somente o Ministério das Relações Exteriores desembolsou ao menos R$ 65,9 milhões para as viagens no último ano, enquanto a Casa Civil gastou R$ 29,6 milhões até abril deste ano. Os valores foram disponibilizados para toda a comitiva presidencial.
Apesar das críticas, o presidente deve passar ainda este ano pelo México, Paraguai, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Rússia e Peru.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “PlenoNews”.