Presidente da Câmara diz ver tendência de ‘deslocamento de brasileiros moderados de centro’ a favor da reeleição
O presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL) afirmou acreditar que as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República vão mostrar Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já nas próximas semanas.
“A expectativa é de que, pelas últimas pesquisas, ele (Bolsonaro) passe no final de maio ou junho”, afirmou o deputado em entrevista ao Valor Econômico.
“Em fevereiro, eram 16 pontos percentuais de diferença entre os dois. Em março, eram dez pontos percentuais, e agora, 5. A grande massa no meio vai escolher o que cada um representa e, daí, esse deslocamento de brasileiros moderados de centro em direção ao Bolsonaro.”
Na última terça-feira, 3, Lira havia rebatido uma declaração de Lula a seu respeito, dizendo que o ex-presidente “vem cometendo uns atos falhos o tempo todo”. A declaração foi uma reação a uma fala do petista que comparou o deputado ao imperador do Japão.
“Me comparar, dizendo que eu sou poderoso, ao imperador do Japão, ele comete um ato falho da política mundial muito grave. Ele bateu foi no primeiro-ministro do Japão, que é quem tem o poder lá, porque o imperador lá não manda em nada”, comentou.
Já na última semana, o presidente da Câmara se posicionou em defesa da lisura das eleições. Junto com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, Lira manifestou que “o processo eleitoral brasileiro é uma referência. Pensar diferente é colocar em dúvida a legitimidade de todos nós, eleitos, em todas as esferas.”
Minha opinão; Meus amigos, essa virada, nos números das pesquisas está evidenciada há muito tempo. Eu inclusive, sempre duvidei dos dados apresentados. Essas pesquisas, nunca, me convenceram com relação a liderança do ex-presidente Lula. Um pré-candidato que não sai as ruas, que não vai a nenhum evento aberto e quando arriscar a sair é vaiado por onde passa, não tem como estar em 1º lugar. Como que um pré-candidato nessas condições está liderando as pesquisas? Acredito que de agora em diante o quadro vai se modificar, afinal os institutos de pesquisas tem um nome a zelar e não querem perder credibilidade por conta de resultados que não são verdadeiros. Já, com relação ao presidente Jair Bolsonaro, ele sempre é visto em eventos públicos nas suas motociatas, em aeroportos, nas ruas e avenidas pelo Brasil e é sempre ovacionado. As manifestações do último 1º de maio, foram a prova final que a esquerda está perdendo espaço na política brasileira e que a população não quer a volta desse modelo de governo. Hoje, vejo um cenário, totalmente favorável ao presidente, ouso a dizer que a vitória nas urnas virá já no 1º turno. Ass: Ricardo Lima.
Ricardo Lima / Fonte: Redação Revista Oeste