Brasileiro elimina número 3 do mundo e garante medalha inédita no torneio disputado na China
Pela primeira vez na história, Hugo Calderano conseguiu o que nenhum brasileiro havia feito antes: chegou à semifinal da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, nesta sexta-feira (18). E não foi qualquer vitória. O carioca de 28 anos derrotou o japonês Tomokazu Harimoto, atual número 3 do ranking mundial, por 4 sets a 1, e entrou para a história do esporte nacional.
O duelo aconteceu na Galaxy Arena, em Macau, onde está sendo disputada a edição de 2025 da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. As parciais da partida refletem o equilíbrio e a garra do brasileiro: 8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10. Com esse resultado, Calderano se garante, no mínimo, com a medalha de bronze — algo que não acontecia com um atleta fora da Ásia ou Europa desde 1993, com o canadense Johnny Huang.
Virada histórica e caminho difícil pela frente:
O jogo começou com tensão. Harimoto se impôs no primeiro set, vencendo por 11 a 8. Mas a partir daí, Calderano mudou o ritmo. Com ataques precisos, boa leitura de jogo e foco, o brasileiro venceu os três sets seguintes pelo mesmo placar: 11 a 8. No último set, o japonês ainda tentou reagir e chegou a ter dois set points, mas Hugo virou e fechou em 12 a 10.
Na semifinal, Calderano terá um novo grande desafio pela frente: o chinês Wang Chuqin, número dois do mundo, que passou pelo alemão Benedikt Duda em um confronto de sete sets. A partida entre o brasileiro e Wang está marcada para as 3h15 (horário de Brasília) da madrugada deste sábado (19).
Com o avanço, Calderano se tornou o único atleta não chinês a alcançar as semifinais da competição neste ano. Os outros classificados são Lin Shidong (líder do ranking mundial) e Liang Jingkun (número 4), ambos da China. Vale lembrar que esta é a sexta participação do brasileiro em Copas do Mundo.
Bruna Takahashi também alcança marca inédita para o tênis de mesa feminino:
A campanha brasileira em Macau teve outro destaque importante: Bruna Takahashi. A mesatenista paulista de 24 anos se despediu da competição nesta sexta após ser eliminada pela chinesa Chen Xingtong, número 4 do mundo. O placar foi 4 sets a 1 (11/8, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7), encerrando a trajetória da brasileira nas quartas de final.
Mesmo com a eliminação, o desempenho de Bruna também entra para a história. É a primeira vez que uma brasileira chega às quartas de final da Copa do Mundo, superando todas as campanhas anteriores do país no feminino.


Antes da derrota, Bruna havia vencido a romena Bernadette Szocs, número 14 do ranking mundial, com um sólido 4 a 0 (11/8, 11/7, 11/7 e 11/5). Essa foi sua segunda participação no torneio, e o melhor desempenho de uma mulher brasileira até hoje.
Enquanto Bruna encerra sua participação com uma marca inédita, Hugo Calderano segue em busca de um feito ainda maior: a final. A expectativa agora fica por conta do próximo capítulo dessa jornada que já é histórica para o esporte brasileiro.
Hugo Calderano venceu, agora a pouco, e está na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa:
Brasileiro eliminou, neste sábado (19/04), o chinês Wang Chuqin por 4 sets a 3


O brasileiro Hugo Calderano venceu o chinês Wang Chuqin neste sábado (19) e está na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, na China.
O mesatenista eliminou o vice-líder do ranking mundial, por 4 sets a 3. Calderano venceu o primeiro set, mas perdeu os três seguintes. De virada, Hugo venceu o quinto, sexto e sétimo set da partida.
Esta é a primeira vez que o Brasil coloca um atleta na decisão do mundial de tênis de mesa.
O adversário de Hugo Calderano na final sai do confronto entre os chineses Lin Shidong e Liang Jingkun.
O mesatenista de 28 anos é o atual 5º colocado do ranking mundial. Ele superou o próprio desempenho em 2019, quando parou nas quartas de final da competição.
Ricardo Lima / Fonte: Thais Aires – Jornal “O Hoje” e BandNews FM.