Como colocar o Vila Nova na elite do futebol nacional?
Para muitos torcedores, o sonho da Série A do Brasileirão, só vai chegar para o Tigrão, quando ele conseguir montar um time extremamente competitivo. Algo que ao longo da história, o clube colorado em alguns anos até flertou com o acesso, mas acabou ficando pelo caminho.
Mas como ter um time competitivo se a receita do Vila Nova é pequena, mesmo na comparação com concorrentes no Campeonato Brasileiro da Série B? A solução destacada pelo torcedor é o investimento pesado na contratação de jogadores para formação de um elenco de alto nível.
Para esse investimento pesado, vem aí a possibilidade do clube se transformar em uma SAF – Sociedade Anônima do Futebol. Todo o processo para essa mudança já está pronto e surgindo um grupo interessado, o Vila Nova encaminha a questão para seu conselho deliberativo, que após analisar – pode ou não aprovar.
Da Inglaterra surge um interessado, que nos próximos dias vai apresentar uma proposta para compra da SAF do Vila Nova. A notícia foi confirmada pelo vice-presidente da agremiação, Leandro Bittar. O dirigente também revelou que o clube já tinha sido procurado por outros interessados.
“O Vila Nova Futebol Clube tem, desde 2021, uma parceria com a Pluri Consultoria, contratada para nos assessorar tanto na captação quanto na estruturação de uma SAF. Ao longo desse período nós já recebemos algumas propostas que foram refutadas pelo Conselho do Clube por entender que não seriam interessantes. Existe a expectativa de vir uma proposta de um grupo inglês até o final do ano e que não tem relação com o grego Evangelos Marinakis, citado na imprensa. Quando a proposta chegar, nós vamos tratar assim como todas as outras, de forma interna, discreta, e dar publicidade quando chegar algo que entenda ser interessante para o Clube”, explicou Bittar em sua rede social.
Pluri Consultoria
A empresa que vem sendo responsável por oferecer o projeto da SAF do Vila Nova para possíveis investidores, fez uma avaliação otimista de mercado no valor de R$ 200 milhões. Isso não significa que o clube será negociado por essa quantia, porém é um parâmetro.
A intenção da diretoria do Vila Nova é que o patrimônio – CT Vila do Tigre e Onesio Brasileiro Alvarenga – não seja incluído em definitivo na negociação. Porém o investidor poderá fazer um contrato para utilizar dos espaços.
O que diz o Presidente do Vila Nova:
O presidente colorado, Hugo Jorge Bravo, revelou que, anteriormente, uma oferta inicial chegou a ser apresentada ao clube, mas foi recusada pela diretoria. Segundo Bravo, a proposta não atendia às expectativas de valorização e crescimento almejadas pela instituição. A decisão de recusa refletiu o comprometimento do Vila Nova em garantir que uma parceria futura que tenha benefícios sólidos e tangíveis. Entretanto, o cenário mudou recentemente com a confirmação de uma nova oferta internacional, prestes a ser formalmente apresentada ao clube no próximo domingo, dia 17 de novembro. A informação foi revelada por Fernando Ferreira, sócio da Pluri Sports e figura central na transformação de diversas SAFs no Brasil e no exterior. Fernando é responsável pela gestão de 12 SAF´s, e sua experiência é vista como um trunfo no processo de avaliação da nova proposta.
Qual o valor:
Embora o valor exato e o investidor ainda sejam desconhecidos, aqueles torcedores mais otimistas acreditam que o interesse pode vir do bilionário grego Evangelos Marinakis, magnata que já possui um histórico de investimentos em clubes de divisões inferiores com forte potencial de ascensão. Marinakis, que administra o Nottingham Forest, da Inglaterra, e o Rio Ave, de Portugal, é visto como um candidato ideal devido ao seu interesse em clubes brasileiros e à sua visão de crescimento para equipes que passam por processos de reestruturação. No clube inglês, Nottingham Forest, ele ajudou a equipe a disputar uma Premier League novamente, depois de muito tempo. No Rio Ave, foi da mesma forma, o clube foi adquirido quando ainda estava na segunda divisão portuguesa e atualmente disputa na elite do país. Marinakis implementou uma gestão que visou elevar os clubes a níveis de competitividade superiores.
Torcida:
A torcida colorada já se mostra empolgada com a possibilidade de um investimento deste porte, sonhando com uma ascensão que fortaleça o Vila Nova no cenário nacional. Para a diretoria, a SAF é vista com bons olhos e pode ajudar a estabilizar o clube e viabilizar um futuro promissor, com uma estrutura financeira sólida e maiores recursos para competir no futebol brasileiro. Essa perspectiva torna-se ainda mais significativa considerando o impacto de um investidor internacional, que pode fornecer recursos necessários para o Vila Nova consolidar-se ainda mais no cenário brasileiro.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Diário de Goiás” e “Hoje”.