A capital goiana viveu um momento histórico nesta sexta-feira (17), com a inauguração do tratamento secundário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dr. Hélio Seixo de Britto. A obra, que representa um salto em qualidade ambiental e segurança sanitária para a Região Metropolitana de Goiânia, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Governador Ronaldo Caiado, o Ministro das Cidades Jader Filho, o Presidente da Saneago Ricardo Soavinski, o Prefeito de Goiânia Sandro Mabel e o Prefeito de Trindade, Marden Júnior, que representou a Associação Goiana dos Municípios (AGM).
A ampliação da ETE teve um investimento de R$ 133 milhões e passa a beneficiar mais de um milhão de moradores. Com o novo sistema de tratamento secundário, 92% dos resíduos são retirados da água do esgoto antes de seu retorno ao Rio Meia Ponte – um avanço significativo em relação aos 50% atingidos anteriormente com o tratamento primário.
Presente no evento, o Prefeito de Trindade, Marden Júnior, ressaltou a relevância da obra não apenas para Goiânia, mas para toda a Região Metropolitana. Ele lembrou que Trindade já conta com cobertura total de esgoto e água tratada, mas segue em ritmo acelerado para receber novos investimentos no setor. “Essa é uma grande inauguração do Governo do Estado de Goiás, um investimento de mais de R$ 133 milhões no saneamento básico de Goiás, e Trindade, com certeza, também é beneficiada. Já temos uma cidade universalizada na relação esgoto e água tratada, mas mais investimentos estão por vir, com programas e projetos que cuidam da nossa cidade”, afirmou Marden.
Durante a coletiva, o Governador Ronaldo Caiado fez questão de destacar a presença e a parceria constante de Marden Júnior em eventos que envolvem o desenvolvimento do estado. Representando a AGM, Marden reforçou seu papel de interlocutor entre os municípios goianos e o Governo Estadual, mostrando mais uma vez o excelente relacionamento institucional que mantém com o governador.
Caiado também aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da obra, assinada ainda em 2013, e executada majoritariamente com recursos do governo estadual. “Eu queria que o Lula estivesse aqui para poder ouvir que esta obra foi assinada em 2013 e praticamente bancada pelo governo de Goiás, com quase 80 milhões de reais em investimentos”, destacou.
O Presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, explicou que o novo sistema da ETE, que entrou em operação assistida em julho, é totalmente biológico e dispensa o uso de produtos químicos. Com capacidade para tratar até 2.290 litros por segundo de efluente, o sistema inclui 6 tanques de aeração, 7 sopradores e 20 mil difusores de ar, que proporcionam um ambiente ideal para a decomposição da matéria orgânica por microrganismos aeróbios.

A presença de Marden Júnior em mais este grande evento consolida sua postura atuante e comprometida com o desenvolvimento de Goiás. Ao lado de Ronaldo Caiado, o prefeito de Trindade reafirma seu protagonismo entre os líderes municipais, reforçando laços e garantindo que sua cidade e toda a região metropolitana estejam no centro das grandes conquistas do estado.
Ricardo Lima