Com a vitória o esmeraldino segue na busca da permanência na elite do futebol brasileiro
O Goiás venceu o São Paulo na noite desta quarta (19) por 2 a 0 pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e continua na briga para se livrar da zona de rebaixamento. O Verdão só não saiu nessa rodada do Z-4 porque seus concorrentes também venceram.
O Jogo:
O primeiro tempo começou bem pegado entre as equipes, com chegadas fortes e os jogadores se estranhando. Apesar desse início faltoso o Goiás se postou melhor dentro de campo e conseguiu o seu gol aos 9 minutos com um golaço Hugo. Após cobrança de escanteio, o lateral esquerdo pegou um chute de primeira e acertou a bola no ângulo de gol de Rafael.
O Esmeraldino concentrou em se defender e apostava no contra-ataque, mas ambas as equipes seguiam brigando no meio de campo, ao invés de criarem jogadas. O São Paulo não conseguia ser tão inspirador no meio de campo, então Pablo Maia resolveu arriscar de longe, mas o chute saiu rasteiro e o goleiro Tadeu defendeu sem perigo.
A melhor oportunidade para o tricolor paulista foi aos 39 minutos com Luciano. O atacante recebeu livre na entrada da área, mas o camisa 10 finalizou por cima do gol defendido por Tadeu.
Já no final do primeiro tempo o Goiás ficou mais com a bola no pé e segurava o resultado positivo nessa etapa, mas Morelli conseguiu desarmar Alisson no meio de campo, o volante avançou com velocidade para o gol e chutou cruzado para ampliar a vantagem.
Na segunda etapa correndo atrás do placar o São Paulo começou pressionando o Goiás e logo no início Erison, que entrou no lugar de Luciano, assustou Tadeu em um chute cruzado, o goleiro apenas acompanhou a jogada. João Magno respondeu, após receber lançamento em profundidade, mas o toque por cima de Rafael saiu sem muita força e Beraldo tirou para a linha de fundo.
O time comandado por Armando Evangelista suportava a pressão do atual campeão da Copa do Brasil, e administrava a partida, explorando os contra-ataques. Nessas oportunidades o Esmeraldino quase ampliou o placar primeiro com Vinicius, depois com Higor Meritão, que carimbou o travessão.
O São Paulo quase diminuiu o placar com Erison, nos acréscimos, mas o goleiro Tadeu impediu o gol em uma grande defesa. Mesmo com a vitória o time Esmeraldino não sai da zona de rebaixamento, continua na 18ª colocação, mas com 30 pontos, mesma pontuação do Vasco que também venceu na rodada, mas nos critérios de desempate leva a melhor. Já o tricolor paulista agora é 11ª com 35 pontos.
Ficha Técnica
Goiás 2 x 0 São Paulo
Data: 18 de outubro de 2023
Horário: 21h30
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-FIFA) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR-FIFA)
Gols: Hugo aos 9 min/1T e Morelli aos 49 min/1T (Goiás);
Cartões amarelos: William Oliveira, Allano, Sidmar e Matheus Babi (Goiás); Rafinha, Caio Paulista e Pablo Maia (São Paulo)
Goiás: Tadeu; Maguinho, Bruno Melo, Sidimar e Hugo; Morelli, William Oliveira e Guilherme Marques (Higor Meritão); Allano (Alesson), Julián Palacions (Vinicius) e João Magno (Matheus Babi) .
Técnico: Armando Evangelista
São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Lucas Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia (Gabriel) e Alisson (Michel Araújo); Wellington Rato (Juan), Rodrigo Nestor (David) e Lucas Moura; Luciano (Erison).
Técnico: Dorival Junior.
Ricardo Lima / Fonte: Larissy Summer Santos – Jornal “O Hoje”.