O Goiás enfrenta a Ferroviária em casa e pode abrir até sete pontos de vantagem do quinto colocado e se consolidar ainda mais na liderança
O Campeonato Brasileiro Série B está se encaminhando para a nona rodada. O Goiás lidera a competição com 17 pontos e está há 5 rodadas na zona de acesso para a Série A. Nesta sexta-feira (23), o Goiás pode aumentar ainda mais a sua vantagem na tabela chegando a 20 pontos, isolado na liderança. Para isso precisa vencer a Ferroviária na Serrinha às 21h35.
O goleiro Esmeraldino, Tadeu, destacou a importância de manter a boa fase e evitar oscilações, como ocorreu no ano passado, em que o clube começou bem no campeonato mas devido à oscilação no decorrer das rodadas ficou a um ponto do acesso.
“Se porventura a oscilação vier a acontecer, a gente vai ter uma maneira diferente do que foi (no ano passado). Óbvio que o campeonato é muito equilibrado, do G4 até o 14° lugar são só cinco pontos de diferença. E nós temos a oportunidade de abrir a rodada e abrir sete pontos do 5° colocado. Precisamos focar no jogo, focar nessa sequência boa que a gente está tendo e evitar a oscilação”, afirmou Tadeu.
Goiás e Ferroviária vivem momentos diferentes na tabela, o time de Araraquara conseguiu vencer apenas duas vezes até o momento busca se recuperar e aproximar do G4. Enquanto isso, o Goiás tem cinco vitórias e tem a garantia, ainda, de permanecer dentro da zona de classificação independente do resultado do jogo de hoje. Isso porque da quinta a nona colocação, os clubes: Operário, Chapecoense, Avaí e Novorizontino possuem 13 pontos e em caso de vitória a pontuação desses clubes passa para 16, um a menos que o Verde.
Mesmo tendo como certa a permanência dentro do G4 em caso de derrota, Tadeu declarou que todos os clubes querem vencer o líder, e a pressão para continuar na zona de classificação é melhor do que a de estar brigando para entrar.
“Chegar na primeira colocação é muito difícil e se manter nela é muito mais porque a gente acaba se tornando a equipe a ser batida, todo mundo quer vencer o líder do campeonato. Mas essa pressão é boa, é melhor ter essa pressão (de estar brigando pela liderança) do que aquela que você está a três ou quatro pontos do G4. Amanhã é um jogo fundamental para a gente se manter na primeira posição e jogar um pouco dessa pressão para os outros adversários […] Dentro de casa a gente precisa vencer, aquele ponto que a gente conquistou lá em Belém, eu acredito que ele vai ter um valor muito significativo com a gente conquistando esses três pontos”.
Escalações:
Goiás – Técnico: Vagner Mancini
O Goiás deve ter uma única mudança na equipe: o volante Marcão volta de suspensão e entra no lugar de Gonzalo Freitas.
Provável time: Tadeu; Diego Caito, Messias, Lucas Ribeiro e Willean Lepo; Marcão, Juninho e Rafael Gava; Welliton Matheus, Anselmo Ramon e Pedrinho.
Quem está fora: Esli Garcia (fratura no quinto metatarso)
Pendurados: Lucas Ribeiro, Welliton Matheus e Jajá.
Ferroviária – Técnico: Vinícius Bergantin
O principal desfalque afeano é o zagueiro Gustavo Medina, com lesão muscular. Erik Nascimento, que o substituiu no jogo contra o Avaí, na rodada passada, deve ser mantido entre os titulares. Diante do líder da Série B, existe a possibilidade de Bergantin ter uma escalação mais cautelosa, porém, a expectativa é que ele mantenha a formação.
Provável time: Denis Júnior; Lucas Rodrigues, Maycon, Erik Nascimento e Eric Melo; Ricardinho, Netinho e Albano; Thiago Lopes, Juninho e Carlão.
Quem está fora: Tárik (lesão muscular), Gustavo Medina (lesão muscular), Thayllon (transição), Vítor Barreto (transição), Denílson (LCA) e Cauã Aguiar (lesão no quadril)
Pendurados: Eric Melo, Carlão e Lucas Rodrigues.
Arbitragem:
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistente 1: Fernanda Krüger (MT)
Assistente 2: Cipriano da Silva Sousa (TO)
Árbitro de Vídeo (VAR): Philip Bennett (RJ)
Ricardo Lima / Fonte: Redação “O Hoje”.