Goiânia foi confirmada uma das sedes da Copa América no Brasil.
Na tarde de ontem, terça-feira (01º/6), o Governo Federal, juntamente com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), confirmaram a realização da competição no país.
Além de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal sediarão os jogos do torneio.
Em Goiânia, os Estádios Olímpico e Antônio Accioly devem receber jogos.
Já a final está prevista para acontecer no Rio de Janeiro.
No evento de assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 entre a AstraZeneca e o governo federal, o Presidente Jair Bolsonaro anunciou que recebeu anuência de quatro estados para receber os jogos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.
Um quinto estado teria confirmado depois, e Bolsonaro não revelou qual.
Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última segunda-feira (31) e, como o país está sediando outros campeonatos “sem problema nenhum”, ouviu ministros e não se opôs a receber a competição.
“Seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América”, disse Bolsonaro.
Prefeitura de Goiânia
Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que o prefeito Rogério Cruz foi consultado pelo governador Ronaldo Caiado sobre a possibilidade da capital sediar jogos, e lembrou que os estádios em Goiânia são geridos pelo Estado.
Assim, Cruz é favorável à realização das partidas, desde que estabelecidos protocolos sanitários seguros.
Confira a nota na íntegra:
“O prefeito Rogério Cruz recebeu ligação do governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira (1/6), para consultá-lo sobre a realização da Copa América em Goiás.
O prefeito lembrou que os estádios da capital são geridos pelo Estado e que, estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável à realização do torneio, assim como ocorreram partidas dos campeonatos nacionais da Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em Goiânia.”
Minha opinião:
A princípio, quando ouvi essa notícia, não achei viável o Brasil, sediar a Copa do Brasil, depois comecei a reunir informações que me convenceram para que tenhamos essa tradicional competição aqui no Brasil.
Nos já estamos recebendo Clubes de toda a América do Sul, que estão disputando Copas Sul-Americana e Libertadores da América.
Uma delegação de Clube, não se difere em nada de uma delegação de Seleção.
A maioria das Seleções viaja em avião fretado, portanto não tem contato nenhum com a população.
Todas as Seleções, ficam em hotéis exclusivos para a delegação.
Com certeza delegações de futebol, tanto de Clubes e ou Seleções, passam por testagens pelo menos uma vez por semana, quando se detecta um jogador ou integrante da comissão técnica com o coronavírus esse profissional é imediatamente isolado.
Tenho observado que profissionais ligados ao esporte ao Grupo Globo (TV, RÁDIOS, SITES, JORNAIS e REVISTAS), estão contra a realização da COPA AMÉRICA, aqui no Brasil, acredito que um dos motivos é justamente porque os DIREITOS DE TRANSMISSÃO não são da GLOBO e sim do SBT.
Bom, quer queira ou não queira, futebol gera muita audiência e aqui no Brasil, com certeza o SBT vai conquistar muitos pontos nos Institutos de Pesquisas e cada pontinho nesses índices, significa grana, muita grana, dinheiro esse que não vai para os cofres da GLOBO.
Pra finalizar, nós goianos recebemos nos últimos dias por conta da Copa Sul-Americana, o PALESTINO do CHILE, o NEWELS OLD BOYS da ARGENTINA e o LIBERTAD do PARAGUAI e todas essas equipes cumpriram todos os protocolos indicados pela OMS.
Seja bem vinda COPA AMÉRICA. Pronto, falei. Ass: Ricardo Lima.
Ricardo Lima / Fonte: Junior Kamenach, estagiário do Sistema Sagres de Comunicação.