Fabiana Tronenko criticou comentário de ex-presidente, que afirmou que resolveria conflito “tomando cerveja”.
Ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko criticou as recentes declarações do ex-presidente Lula a respeito da invasão militar da Rússia em território ucraniano. O provável candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) na eleição deste ano disse que resolveria a guerra “em uma mesa tomando cerveja”.
Lula se referiu ao conflito entre ucranianos e russos em um evento promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) na última semana.
“A quem interessa essa guerra? A razão dessa guerra, por tudo o que eu compreendo, que eu leio e que eu escuto, seria resolvida aqui no Brasil em uma mesa tomando cerveja. Teria resolvido aqui se não na primeira cerveja, na segunda; se não desse na segunda, na terceira; se não desse na terceira, até acabarem as garrafas a gente ia fazer um acordo de paz”, afirmou Lula.
Fabiana Tronenko usou sua conta no Instagram para rebater a declaração, falando em desrespeito sobre a situação enfrentada pelos ucranianos e citando o trabalho do presidente Volodymyr Zelensky.
“Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do Presidente Zelenskyi”, escreveu a ex-embaixatriz. “Liberdade, democracia e vidas não se resolvem em uma mesa de bar.”
Casada com o embaixador Rostyslav Tronenko, a brasileira Fabiana foi embaixatriz no país entre 2012 e 2021. Antes, havia desempenhado a função em Portugal, entre 2005 e 2010.
Em janeiro, Fabiana e a filha Mariana, que é ucraniana, retornaram da Ucrânia para o Brasil, enquanto o marido permaneceu em Kiev, acompanhando as ameaças de invasão russa. Atualmente, Rostyslav Tronenko segue em seu país trabalhando em esforços diplomáticos ligados ao conflito, especialmente na facilitação de saída de pessoas para nações vizinhas.
Minha opinião: Não temos muito que comentar, a declaração do Ex-Presidente é muito simples. “LULA SENDO LULA”, nada mais a acrescentar. Ass: Ricardo Lima
Ricardo Lima / Fonte: Redação/Revista Oeste