Em entrevista exclusiva ao Blog Ricardo Lima, o secretário José Maria revela como a cidade virou destino certeiro para empresas, empregos e grandes investimentos.
Secretário José Maria Vieira fala sobre desenvolvimento econômico, geração de empregos e futuro de Trindade
Nosso entrevistado desta semana é José Maria Vieira, 56 anos, responsável por duas pastas estratégicas na gestão de Marden Júnior: a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e a Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego.
Conhecido por toda Trindade como Zé Maria, ele é sócio-proprietário da Concisa Contabilidade, formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Perícia, Auditoria e Controladoria. Atua como Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Subcoordenador da Comissão de Contabilidade do Agronegócio em Goiás e diretor da CDL de Trindade.
A entrevista começa com um pequeno equívoco da minha parte. Havíamos marcado nosso encontro para as 16h na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, no Centro Administrativo. Cheguei no horário, mas fui informado de que as secretarias comandadas por Zé Maria haviam sido transferidas para o prédio onde funcionava o SENAC. De imediato, segui para o novo endereço, no Setor Sol Dourado, onde fomos recebidos.
Ricardo, nós estamos aqui desde janeiro, no antigo prédio onde funcionava o SENAC, no Setor Sol Dourado. Nada mais funciona aqui ligado ao SENAC. Instalamos as duas secretarias, com estrutura adequada para cursos, palestras, mentorias e oficinas relacionadas às nossas pastas. Com tudo esclarecido, demos início à entrevista.
Ricardo Lima: Secretário José Maria, como é administrar duas secretarias tão importantes como as de Indústria, Comércio e Serviços e a de Trabalho e Geração de Emprego?
Secretário José Maria: São duas pastas diretamente ligadas ao desenvolvimento socioeconômico da cidade. A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços trabalha para fomentar negócios e fortalecer empresas. Já a Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego age na qualificação do cidadão trindadense, em parceria com o comércio e a indústria. Nosso trabalho é sincronizar essas duas áreas para conectar empregador e empregado.
Ricardo Lima: Como a parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Trindade tem impulsionado esse bom momento econômico?
Secretário José Maria: Essa parceria tem sido fundamental. Trindade está se modernizando e isso atrai empresários. Em 2025 registramos a chegada de 655 novas empresas. Isso mostra que Trindade, pela estrutura que oferece, se tornou um polo altamente viável para novos investimentos.
Ricardo Lima: Podemos dizer que Estado e Município têm destravado investimentos e acelerado a chegada de empresas?
Secretário José Maria: Sim. O prefeito Marden Júnior nos cobra constantemente avanços na desburocratização. Ele quer uma cidade inteligente, com agilidade nos processos. Essa segurança jurídica e administrativa dá confiança ao empresário que escolhe investir aqui.
Ricardo Lima: O que Trindade oferece hoje como atrativo para novos empreendimentos?
Secretário José Maria: Estamos em fase de regulamentação da Lei 2371, relativa à concessão de áreas públicas, para criar um ambiente mais seguro aos investidores. Estamos implantando a Trindade S/A, uma empresa de economia mista para fortalecer políticas de fomento. Trindade tem um Plano Diretor bem estruturado, avanços fundiários, saneamento e infraestrutura. Tudo isso melhora o ambiente de negócios e estimula a chegada de novas empresas.
Ricardo Lima: Com tantos empreendimentos surgindo, Trindade está preparada para a demanda de mão de obra?
Secretário José Maria: Sim. Trabalhamos com o Estado, com a Secretaria da Retomada, Sebrae e empresários locais em programas de educação continuada. Isso qualifica o trabalhador trindadense e ele chega mais preparado às vagas disponíveis. Além de oferecer treinamentos de qualificação direto pela Secretaria de Trabalho.
Ricardo Lima: E quanto aos micro e pequenos empreendedores? Quais ações estão sendo implementadas para apoiá-los?
Secretário José Maria: Trindade tem cerca de 18 mil empresas, sendo 11 mil MEIs. Eles são fundamentais para nossa economia. Por isso oferecemos qualificação, orientação e um atendimento direto aqui na secretaria. Temos uma estrutura grande, que poucas cidades de Goiás possuem.
Ricardo Lima: Abrir uma MEI hoje em Trindade é fácil?
Secretário José Maria: Extremamente fácil. Trindade é referência em simplificação de abertura de empresas pela Redesim. Em 24 horas a pessoa consegue abrir seu negócio, porque trabalhamos alinhados com Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura e Estado. Incentivamos quem está na informalidade a se regularizar, garantindo segurança jurídica e benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
Ricardo Lima: O Deputado Cristiano Galindo tem sido o que mais enviou emendas para Trindade. Isso fortalece seu trabalho?
Secretário José Maria: Sem dúvida. As emendas ajudam principalmente na infraestrutura, e infraestrutura atrai empresas. Trindade entrou pela primeira vez no ranking das 100 melhores cidades do interior do Brasil para fazer negócios, segundo a Urban Systems, ficando na 26ª posição entre 319 municípios analisados. Isso é fruto do trabalho conjunto do deputado Cristiano Galindo, do prefeito Marden Júnior e dos vereadores.
Ricardo Lima: Em recente visita, o vice-governador Daniel Vilela recebeu dois pedidos importantes do Prefeito Marden Júnior: o Anel Viário e o Porto de Cargas Multimodal. Qual impacto dessas obras?
Secretário José Maria: Trindade tem localização estratégica. A GO-060 integra várias regiões e o Anel Viário vai melhorar ainda mais essa logística. Já o Porto Multimodal trará crescimento econômico não só para o Estado, mas especialmente para Trindade. São obras fundamentais para o futuro da cidade.
Ricardo Lima: O que esperar das suas secretarias para 2026
Secretário José Maria: Trindade vive um excelente momento. O prefeito quer consolidar a cidade como inteligente, moderna e integrada. Grandes empresas já estão chegando, como Atacadão Rio Vermelho, Atacadão Costa e a expansão dos Refrescos Bandeirantes e o Grupo Dokmos. Juntas, essas empresas, vão gerar mais de 1600 novos empregos diretos, além dos indiretos. Trindade realmente é a bola da vez.
Ricardo Lima: Para finalizar, qual mensagem o senhor deixa para os trabalhadores e empreendedores da cidade?
Secretário José Maria: Trindade vive um momento único. Somos a 9ª cidade mais populosa, a 3ª mais segura, referência em educação e estamos no top 15 do PIB estadual. Muitas empresas chegando, muita mão de obra sendo oportunizada. Quem acredita em Trindade não se decepciona. O futuro é aqui.
O BLOG RICARDO LIMA mais uma vez esteve presente, ouvindo quem faz a cidade acontecer e trazendo informações exclusivas para a população. Em uma cidade que cresce em ritmo acelerado, seguimos acompanhando de perto cada passo dessa evolução. Nosso compromisso é levar ao leitor a verdade, a transparência e a visão de quem está no centro das decisões que moldam o futuro de Trindade.
Ricardo Lima

