Vai começar o Campeonato Brasileiro da Série B. Sem a Rede Globo e seus canais como Sportv e Pay-Per-View. O torcedor poderá acompanhar as partidas através da ESPN, Canais Disney+, Rede TV e pelos streaming Desimpedidos e Kwai. Todos esses veículos de comunicação, adquiriram os direitos de transmissão da competição. Uma mudança considerável na rotina de quem está acostumado a acompanhar o futebol pela televisão.
A mudança também terá impacto nas finanças dos clubes. O Vila Nova Futebol Clube, que é um dos representantes goianos na Série B, foi o primeiro a reclamar. Através de um comunicado distribuído para a imprensa, o presidente colorado Hugo Jorge Bravo achou de “catastrófica” a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão que foi realizado em conjunto pelas Ligas Forte e Libra. Segundo o dirigente, o valor é 35% inferior ao estimado e que isso vai forçar o Tigrão a fazer “cortes”.
“Tal situação é um paradoxo com o princípio das Ligas de maior igualdade entre os clubes, pois, apesar de Série A e B estarem juntas, somente a Série A teve benefício, pois tiveram aumento. A Globo fez um almoço para os clubes, inclusive da série B, mas nunca valorizou o segundo melhor campeonato do país do futebol e pulou fora da transmissão.
Hugo Jorge Bravo afirmou ainda que a situação é muito “preocupante” e que o Vila Nova ainda não sabe quanto e quando vai receber. “Se a Liga tem como objetivo até organizar campeonatos futuramente, estamos começando muito mal”, desabafou.
De acordo com o mandatário do Vila Nova, o problema está principalmente na parte financeira. O clube esperava receber ao menos R$ 14 milhões pela transmissão dos seus jogos, porém, não sabe ainda se chegará aos R$ 11 milhões e nem quando o dinheiro estará na conta do clube.
Pela primeira vez, após 28 anos, o Grupo Globo não irá transmitir a Série B do Campeonato Brasileiro, o que acontecia através do SporTV e Premiere. Hugo Jorge Bravo também citou a emissora, ao afirmar que a segunda divisão não foi “valorizada”
Desabafo:
“Achei catastrófico a venda dos direitos de transmissão da Série B pelas Ligas. Cerca de 35% a menos do valor estimado. Teremos que fazer cortes. Tal situação é um paradoxo com o princípio das Ligas de “maior igualdade entre os clubes”, pois apesar de Série A e B estarem juntas, somente a Série A teve benefício, pois tiveram aumento. A Globo fez um almoço para os clubes, inclusive da série B, mas nunca valorizou o segundo melhor campeonato do país do futebol. Situação muito preocupante, pois estamos numa situação que não sabemos QUANTO nem QUANDO vamos receber. Se a Liga tem como objetivo organizar campeonatos futuramente, estamos começando muito mal”, disse Hugo Jorge Bravo.
O Vila Nova estreia no Campeonato Brasileiro da Série B diante do Coritiba. O confronto acontece neste sábado (05/04), às 16 horas, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR. A partida terá transmissão ao vivo pelo Canal Disney+ e pela Rede TV.
Ricardo Lima / Fonte: “Redação Diário de Goiás e 10centralizados”