Lista tem Daniel Alves como padrinho e queda de braço entre CBF e Flamengo ao chamar Pedro.
O técnico André Jardine anunciou os 18 convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Atual campeão, o Brasil defenderá a medalha de ouro no Japão a partir de 22 de julho. O elenco se apresentará em 8 de julho para o início dos treinos no Centro de Treinamento do Palmeiras, na sequência, a delegação embarcará rumo ao Qatar para a primeira etapa de adaptação ao fuso-horário, depois embarcará para o Japão no dia 15 para a última fase de preparação.
Um das novidades entre os jogadores acima dos 24 anos é o lateral-direito Daniel Alves. Se o São Paulo liberar, ele partirá rumo a um dos títulos que falta na coleção dele com a camisa da Seleção, o outro, título que falta é a Copa do Mundo.
Há possibilidade de queda de braço entre a CBF e alguns clubes. Um deles, o Flamengo, o time carioca não teria liberado o centroavante Pedro, mas ele está convocado por André Jardine. “A gente trabalha e sempre trabalhou nesse projeto visando a questão técnica. O Flamengo tem uma posição e a gente tecnicamente tem outra, o Pedro é um jogador importante no processo olímpico. Jogador que nos últimos dois jogos fez 3 gols. Jogador espetacular. Tem vontade enorme de defender o Brasil. Nossa mentalidade é de escolher os melhores e o Pedro está entre os melhores jogadores do Brasil neste momento”, afirmou o coodenador das seleções de base da CBF.
André Jardine falou sobre a dificuldade para montar a lista. “Trabalhamos com muitos cenários desde o início. Muitos jogadores têm idade e estão na seleção principal, especialmente os que começaram o processo aqui com a gente. São negociações difíceis com os clubes, especialmente os da Europa. Envolve férias, duas competições. Buscamos evitar quem estivesse nas duas competições, bom senso com os clubes”, argumentou.
A principal ausência é Neymar, o camisa 10 na conquista de 2016 pretendia disputar o torneio, mas o PSG não teria liberado. “Neymar é referência mundial, imagina pra gente. Grande líder da principal. Gostaríamos de contar com ele. André citou o Douglas como exceção na questão de duas competições. Logicamente, se tornaria muito mais difícil, como se tornou, pensarmos em alguém que faria Copa América e Olimpíada. Gostaríamos muito de contar com o “Ney”, mas não deu por esse motivo. Que seja feliz e bicampeão da Copa América. Sorte pra ele, pro Tite, pra todo mundo. Estamos torcendo.”
Quem são os 18 convocados
Goleiros:
Santos (Athletico-PR)
Brenno (Grêmio)
Zagueiros:
Nino (Fluminense)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Diego Carlos (Sevilla).
Laterais direitos:
Daniel Alves (São Paulo)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Laterais esquerdos:
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Matheus Henrique (Grêmio)
Volantes:
Bruno Guimarães (Lyon)
Gerson (Olympique de Marselha)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Meia:
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Atacantes:
Antony (Ajax)
Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Malcom (Zenit)
Pedro (Flamengo)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Ricardo Lima / Fonte: Marcos Paulo Lima “Correio Brasiliense”