Neste sábado (16), às 18h30, Vila Nova x Goiás vão escrever mais um capítulo na história de rivalidade entre as equipes. O clássico, considerado o mais importante na história do futebol goiano, vai acontecer no Onesio Brasileiro Alvarenga e será válido pela 22ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Em campo um tabu favorável ao Vila Nova de 9 partidas. Neste período a equipe colorada conquistou cinco vitórias frente ao rival e foram registrados quatro empates. A última vitória do Goiás aconteceu no Campeonato Goiano de 2023, confronto no Estádio Hailé Pinheiro que terminou 1 a 0. Gol do volante Felipe Ferreira em cobrança de falta.
No retrospecto geral a vantagem é grande a favor do Goiás. São 153 vitórias do Verdão no retrospecto que conta com 331 clássicos. O Tigrão saiu comemorando em 87 oportunidades e tivemos 91 empates. Os dados são do projeto Futebol de Goyaz e suas Histórias.
O último encontro entre Vila Nova e Goiás, terminou em 2 a 2. Duelo no Estádio Hialé Pinheiro e que foi válido pelo 1º Turno do Campeonato Brasileiro. Arthur Caíke e Messias marcaram os gols para o time alviverde, enquanto Labandeira e Arílson anotaram para para os colorados.
Goiás:
O Goiás se prepara para o último clássico da temporada contra o Vila Nova, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Líder da competição com 41 pontos, o Esmeraldino quer ampliar a vantagem na tabela e encerrar um incômodo jejum. A última vitória sobre o rival foi em 2023, pelo Campeonato Goiano. No entanto, o zagueiro Messias falou sobre a atmosfera esperada no OBA, que terá torcida única do Vila Nova. Segundo o defensor esmeraldino, a pressão das arquibancadas não mudará a postura do time.
“Clássico é um jogo muito quente, com estádio lotado, mas isso não vai fazer diferença para nós. Somos atletas acostumados a jogar em estádios cheios. Particularmente, não me preocupo com o que a torcida adversária fala. Vamos entrar focados em fazer um grande trabalho e se Deus permitir, sair com a vitória”.
Além disso, Messias minimizou o impacto da sequência negativa do Goiás contra o Vila Nova e reforçou que o foco do Verdão está no presente.
“Essa questão de tabu de números é mais pra quem trabalha com estatística. Nós, atletas de futebol, não pensamos em tabu ou no tempo que estamos sem ganhar o rival. Pensamos no próximo jogo. Chegamos muito bem, somos líderes do campeonato, demonstrando um bom futebol e com margem para crescimento. Mas isso não garante vitória. O que garante é empenho, entrega e dedicação”.
Vila Nova:
Walisson Maia, Bruno Xavier e Jean Mota estão recuperados de lesão; Gabriel Poveda é dúvida, e Ruan Ribeiro está fora
O Vila Nova tem retornos para o clássico de sábado, no OBA, contra o Goiás, pela 22ª rodada da Série B. O lateral-direito Elias cumpriu suspensão na última rodada e fica à disposição. Walisson Maia, Jean Mota e Bruno Xavier devem ser liberados pelo departamento médico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/N/N/ESrShsR82h82qRpLZHAA/54719640232-2ff8cec524-k.jpg)
Walisson Maia (centro) pode voltar contra o Goiás — Foto: Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.
Walisson Maia desfalcou o Tigrão na última rodada por conta de dores no tornozelo. Bruno Xavier sofreu lesão na panturrilha na última rodada do primeiro turno, contra o Volta Redonda. Jean Mota, por sua vez, sofreu lesão no tornozelo e atuou pela última vez em junho, diante do rival Atlético-GO.
Os três jogadores podem ficar à disposição do técnico Paulo Turra. Já o atacante Gabriel Poveda, com lesão muscular na coxa esquerda, ainda é dúvida.
Arbitragem:
Anderson Daronco vai apitar o clássico
Anderson Daronco (Fifa/RS) vai apitar o clássico entre Vila Nova e Goiás neste sábado, pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro.
A partida terá trio de arbitragem do Rio Grande do Sul. Também estão escalados os assistentes Michael Stanislau (RS) e Lúcio Beiersdorf (RS).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/a/A/DsjYh2Rc650zPEM4x7RQ/rib4303.jpg)
Anderson Daronco apita Vila Nova x Goiás neste sábado — Foto: Marcos Ribolli
O Árbitro de Vídeo (VAR) será Márcio Henrique de Gois (SP).
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Diário de Goiás”, “ge”