Espaço será inaugurado em breve e integrará forças de segurança do município com tecnologia de ponta
Trindade está prestes a dar um salto histórico na segurança pública. Na tarde desta quarta-feira (03/09), a comandante da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar da Região Leste, Major Roberta, visitou as instalações da nova Central de Vídeo Monitoramento da cidade. Ela foi recebida pelo secretário municipal de Governo e interino de Segurança Pública, Tenente Juliano Reis.
O objetivo da visita foi apresentar à comandante o espaço que, em breve, será inaugurado oficialmente e passará a integrar, de forma inédita, as principais instituições de segurança que atuam em Trindade, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
A Central será oficialmente inaugurada nas próximas semanas, mas já começou a operar de forma bastante positiva e com resultados expressivos, durante a Romaria do Divino Pai Eterno de 2025, onde foi amplamente utilizado e se mostrou eficaz no apoio às forças de segurança.
“O sistema foi fundamental durante a Romaria. Conseguimos prevenir ocorrências, monitorar as principais vias e até capturar pessoas com mandados em aberto, graças à precisão das imagens e à agilidade na resposta das forças policiais”, destacou o secretário Juliano Reis.
Juliano Reis, reforça, ainda que o sistema contará com câmeras de última geração, incluindo recursos como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, tecnologia antes restrita às grandes capitais.
“A Central de Vídeo Monitoramento é um avanço histórico para a segurança pública de Trindade. Estamos preparando um sistema moderno, integrado e eficiente, que vai apoiar o trabalho das nossas forças policiais e aumentar a tranquilidade da população”, destacou o secretário.
O projeto da Central de Monitoramento é uma das prioridades da gestão do Prefeito Marden Júnior, que tem investido em tecnologia e inovação como ferramentas de transformação na segurança pública.
“Esse projeto só está sendo possível graças ao compromisso do prefeito, que quer fazer de Trindade uma referência em segurança. Com isso, conseguimos garantir mais tranquilidade não só para os moradores, mas também para os milhares de turistas que visitam nossa cidade todos os anos”, completou o secretário.
Para o secretário, a união entre as forças de segurança será determinante para o sucesso da iniciativa.
“A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SMT é fundamental para que os resultados apareçam. Cada instituição terá acesso às imagens e poderá agir com mais agilidade”, explicou.
A expectativa, segundo Juliano Reis, é de que o monitoramento inteligente tenha um impacto direto na redução da criminalidade e no reforço à sensação de segurança da população. “Nosso objetivo é reduzir índices criminais e dar à população a certeza de que pode contar com uma cidade cada vez mais segura. Essa visita da major Roberta reforça a parceria entre Prefeitura e Polícia Militar”, completou.
Para a comandante Major Roberta, a visita à Central representa o fortalecimento da parceria entre a Polícia Militar e o município. A expectativa é que a iniciativa traga um impacto direto na redução dos índices criminais e contribua para tornar Trindade uma cidade cada vez mais segura.
A inauguração oficial da Central de Vídeo Monitoramento deve ocorrer nas próximas semanas, marcando um novo capítulo na proteção dos cidadãos trindadenses.
Ricardo Lima / Fonte: Secom Trindade.