Botafogo ou Palmeiras? Os dois clubes chegam para a última rodada do Brasileirão com chances de título; veja os cenários
Neste domingo, 8, o Brasileirão terá sua 38ª e última rodada, com o título em aberto e muita emoção guardada. O líder Botafogo sonha em quebrar um jejum de 29 anos sem título nacional, enquanto o Palmeiras, maior campeão da competição, quer emplacar um tricampeonato consecutivo. O Glorioso tem vantagem, mas o Verdão segue sonhando com a conquista.
O Botafogo chega para a última rodada do Campeonato Brasileiro com uma vantagem de três pontos na liderança. Dessa forma, mesmo em caso de empate, o Fogão pode comemorar o título brasileiro no Nilton Santos. Por outro lado, o Palmeiras não pode pensar em outro resultado a não ser a vitória, se quiser continuar brigando por essa conquista até o último minuto.
Botafogo ou Palmeiras: quem leva o Brasileirão?
A situação dos cariocas é confortável. Diante do São Paulo, que não vence há quatro rodadas e não briga por nenhuma classificação ou posição no campeonato, até o empate dá o título para o Botafogo. O único cenário de perca de título do Glorioso é em caso de derrota para o Tricolor Paulista, contando que o Palmeiras some três pontos.
Com 73 pontos, o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque. O jogo promete muita disputa, pois apenas a vitória interessa para o Verdão, mas a situação se repete para os cariocas. Atualmente na 15ª colocação, com 43 pontos, o Tricolor das Laranjeiras ainda corre risco de rebaixamento e apenas o triunfo garante a permanência da equipe na elite do futebol brasileiro, sem depender de nenhum outro resultado.
O Botafogo, portanto, precisa apenas pontuar para garantir o título do Brasileirão. Porém, em caso de derrota ou empate do Palmeiras, até mesmo uma derrota dentro de casa, contra o São Paulo, pode render o grito de campeão para o Glorioso. Em contrapartida, com uma vitória a mais, em caso de empate na pontuação, o Verdão pode ficar com a taça pelo segundo ano consecutivo.
Briga contra o rebaixamento: veja os cenários para a última rodada do Brasileirão:
Atlético-MG, Fluminense, Athletico e Bragantino vão para a rodada final dependendo das próprias forças para ficar na Série A; um deles vai cair.
A última rodada do Campeonato Brasileiro tem quatro times na luta contra o rebaixamento à Série B: Atlético-MG, Fluminense, Athletico e Bragantino. Um deles vai cair, outros três vão garantir a permanência na Série A em 2025.
Nesta disputa, Atlético-MG e Athletico vão fazer um confronto direto na rodada final, em jogo com portões fechados por conta da punição sofrida pelo Galo por causa da confusão na final da Copa do Brasil.
O Fluminense tem pela frente o Palmeiras, que ainda tem chances de título, no Allianz Parque, enquanto o Bragantino, que abre o Z4 neste momento, vai encarar em casa o já rebaixado Criciúma.
A última rodada terá todos os jogos no domingo, às 16h (de Brasília):
- Atlético-MG x Athletico – Arena MRV
- Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque
- Bragantino x Criciúma – Nabi Abi Chedid
Curiosamente, por conta do confronto direto entre Atlético-MG e Athletico, cada time depende apenas das próprias forças para poder garantir a permanência na Série A. Ou seja: quem vencer se livra da queda.
Outra disputa em jogo: quem ficar à frente entre estes quatro times vai conseguir ainda uma vaga na Sul-Americana de 2025.
Três clubes já estão rebaixados para a Série B: Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma.
Outra disputa em jogo: quem ficar à frente entre estes quatro times vai conseguir ainda uma vaga na Sul-Americana de 2025.
Três clubes já estão rebaixados para a Série B: Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/H/6/S1auOCRGKqAoVlizdwOA/24-12-info-cenarios-rebaixamento-.jpg)
Chances de rebaixamento para a última rodada do Campeonato Brasileiro 2024 — Foto: Infoesporte.
Ricardo Lima / Fonte: Redação: “Sportbuzz e ge”.