Bortoleto encerra o hiato de 5 anos sem a presença de um piloto brasileiro como titular na Fórmula 1. O úlitmo havia sido Pietro Fittipaldi
Após cinco anos de hiato, o Brasil volta a ter um piloto titular na Fórmula 1. O paulista Gabriel Bortoleto será piloto da escuderia Sauber para 2025. O anúncio, realizado nesta quarta-feira (6/11), aponta dois anos de contrato. Portanto, ele estará na F1 até pelo menos 2026.
Antes de chegar à Fórmula 1, Bortoleto começou no kart em 2012 onde permaneceu até 2019. Ele também pilotou no Campeonato de Fórmula Regional Europeia (Freca) e na Fórmula 4. Em 2023, ele estreou e venceu a F3. Ao longo de 2024, ele correu pela Invicta Racing na F2 e fez parte da do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren.
Logo, ele será a dupla do alemão Nico Hülkenberg. Como a Sauber é uma aquisição da Audi, ambos correrão pela escuderia alemã em 2026. O contrato significa ainda que Valtteri Bottas e Guanyu Zhou terão de procurar outra equipe para permanecer na F1, uma vez que havia apenas uma vaga restante na construtora.
Bortoleto é o primeiro brasileiro a ser titular da F1 em cinco anos. O último havia sido Pietro Fittipaldi, em 2020, pela Haas. Ele correu nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi, mas depois foi para a Fórmula Indy.
Quem é Gabriel Bortoleto?
Nascido no dia 14 de outubro de 2004, em São Paulo. Ele iniciou a carreira em 2012, quando começou a competir no kart, onde permaneceu até 2019. A partir daí, migrou para a Fórmula 4 em 2020, onde competiu por apenas um ano. Em 2021, passou a competir na Campeonato de Fórmula Regional Europeia, quando finalizou a temporada na 9ª colocação.
No final de 2022, Bortoleto foi anunciado na Fórmula 3 como piloto da Trident Racing. Na temporada de 2023, o brasileiro disputou sua primeira temporada e terminou como campeão. No mesmo ano, a Invicta anunciou a contratação de Gabriel para a Fórmula 2 do ano seguinte.
Agora, Gabriel Bortoleto fecha contrato com a Sauber. O vínculo tem validade de dois anos.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “Metrópoles”