O tricolor saiu em vantagem no primeiro jogo da final do Goianão. Na noite deste domingo (23), a partida entre Anápolis e Vila Nova, que por pouco teve seu jogo adiado. Passado a chuva, partida eletrizante com expulsão, VAR e gols no final do jogo. Resultado, 2 a 0 para o Anápolis com gols de Locatelli e Samuel. A final acontece no próximo domingo (30), no Serra Dourada.
O jogo:
Após uma longa demora para o início da partida com fortes chuvas no Jonas Duarte, a partida começou com 1h35min de atraso. As equipes entraram com muita vontade de vencer. Com três minutos de jogo, o Vila Nova abriu o placar. Após cabeceio para Formiga, ele finalizou na área e Poveda emendou para as redes. Porém, o lance foi revisado e o lateral-esquerdo estava em posição irregular, anulando o gol.
O Anápolis por sua vez não ficou só atrás. Caxambu ganhou na marcação e cruzou para Ariel, que cabeceou muito bem, porém, Halls foi melhor, defendendo o que seria o gol tricolor. Aos dezenove minutos, jogada ofensiva do Vila Nova e a bola chega em Poveda que ao girar é derrubado por Rubinho e o árbitro marcou a penalidade.
Antes da cobrança, mas uma vez o VAR foi acionado e ao checar, o árbitro tirou a penalidade e expulsou Rubinho, deixando o Anápolis com um a menos em campo. Após o lance, o Vila Nova dominou as ações por estar com um a mais, mas não vazou as redes de Paulinho, indo para o intervalo com a partida sem gols.
Na volta do intervalo, o Vila Nova seguiu dominando a partida e foi chegando mais próximo de seu gol. Aos nove minutos, Poveda recebeu, mas foi desarmado, no rebote, Igor Henrique perdeu a chance de abrir o placar. Igor Henrique tentou de novo, dessa vez de cabeça e Paulo Henrique fez uma defesa espetacular, impedindo o gol colorado.
Quando o jogo encaminhava para um empate, Ângelo Luiz fez duas mudanças essenciais no time, colocando Cardoso e Locatelli. Na primeira jogada, o atacante finalizou e Halls deu rebote. Samuel jogou para a pequena área e Locatelli chegou batendo, balançando as redes no Jonas Duarte.
O segundo veio também nos acréscimos. Halls saiu jogando mal, e a bola caiu nos pés de Samuel que carregou ela, viu o goleiro adiantado e de cobertura para fazer a festa do torcedor do Anápolis no Jonas Duarte.
Igor Henrique lamenta erros do Vila Nova, mas confia em força do elenco:

O Vila Nova foi superado no primeiro jogo da final do Goianão. Na tarde deste domingo (23), o time colorado perdeu para o Anápolis por 2 a 0, tendo um jogador a mais desde o primeiro tempo.
No Jonas Duarte, o Vila Nova chegou a ter as melhores chances até sofrer os gols, mas parou em Paulinho. Sobre o jogo, Igor Henrique lamentou o resultado.
“Está difícil, mas não impossível. Nosso time tem qualidade, erramos gol para caramba aqui e agora é reverter dentro de casa”, ressaltou o volante.
Os gols sofridos pelo Vila Nova foram no final do jogo, fazendo com que a vantagem para o jogo de volta seja maior para o time colorado buscar. Sobre isso, o volante falou.
“Tivemos um apagão, uma jogada errada que a gente fez. O jogo é decidido nos detalhes, acabou que nesse detalhe erramos e sofremos o gol. O segundo foi uma infelicidade nossa e acontece. Agora é reverter dentro de casa”, disse Igor Henrique, confiante no jogo de volta.
O próprio meia teve duas boas chances, uma por baixo e uma de cabeça. Ele elogiou a atuação de Paulinho, goleiro do Anápolis e concluiu.
“Quem não faz leva. Criamos bastantes oportunidades, o goleiro deles fez belas defesas. Infelizmente tomamos dois gols”, pontuou.
Locatelli dedica gol a família e agradece confiança do Anápolis em seu futebol: “Pude retribuir”

O Anápolis venceu o primeiro jogo da final do Goianão. Na noite deste domingo, o Tricolor venceu o Vila Nova por 2 a 0, com gols de Vini Locatelli e Samuel. A volta acontece no próximo domingo (30), no Estádio Serra Dourada.
Autor do primeiro gol, Vini Locatelli saiu do banco e aproveitou assistência de Samuel para balançar as redes. Após o jogo o meia desabafou.
“Quero dedicar esse gol a minha família, meu pai e minha mãe. Para quem não sabe, eu venho de uma lesão de ligamento cruzado e eu estava um ano parado. O Anápolis acreditou em mim e hoje na final eu pude retribuir essa confiança. Meus pais vieram de longe e estão na arquibancada. Deus sabe de tudo e é muito bom. A todos que acreditaram em mim, obrigado”, disse o jogador tricolor.
Sobre o jogo, o meia analisou a vitória do Anápolis por 2 a 0, elogiando a parte tática do treinador Ângelo Luiz.
“Hoje nossa equipe soube se comportar muito bem. Defensivamente fomos impecáveis e no final premiado com dois gols”, completou Locatelli.
Ficha Técnica – Anápolis 2×0 Vila Nova:
Local – Estádio Jonas Duarte
Renda – R$ 340.195,00
Público Pagante – 9.138
Público Presente – 9.989
Árbitro – Gabriel Queiroz
Assistentes – Tiego dos Santos e Tiago Gomes
Arbitragem de Vídeo – Caio Max Vieira e Hugo Correa
Anápolis: Paulo Henrique; Fábio, Locão (Renan Cocão), Victor Oliveira e Caxambu; André (Vini Locatelli), Samuel Michels e Ariel (Pedro Thomaz); Rubinho, Igor Cássio (João Celeri) e Kadu (Johnatan Cardoso). Técnico: Ângelo Luiz.
Vila Nova: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Arílson (Jean Mota), Igor Henrique (Gabriel Silva) e Diego Torres; Júnior Todinho (Vinícius Paiva) e Gabriel Poveda (Bruno Mendes). Técnico: Rafael Lacerda.
Ricardo Lima / Fonte: Redação “10centralizados”.